Canaã dos Carajás

Zito: a aposta do PDT para Canaã dos Carajás

Faltando 13 meses para as eleições municipais, o mundo político começa a se debruçar sobre o tabuleiro e mexer as pedras para definir os futuros candidatos a prefeito e a vereador. O MDB, por exemplo, já decidiu que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Daniel Santos, filiado nesta sexta-feira (31) ao partido, vai concorrer à Prefeitura de Ananindeua, acabando com o sonho do atual líder do governo, deputado Chicão, de ocupar a cadeira do Executivo.

A agitação política também tem sido grande em Canaã dos Carajás, município do sudeste do Pará considerado o mais promissor na mineração e que também nesta sexta-feira movimentou lideranças políticas. Dessa vez, foi a reunião do PDT, ocorrida na Câmara de Vereadores – uma ocasião de filiação política e, sobretudo, para a apresentação do pré-candidato a prefeito Zito Augusto Correia, nome que tem sido o principal assunto nas rodas de conversas em Canaã dos Carajás.

Presentes, estavam as lideranças não apenas do município, mas também de Parauapebas, Marabá, Eldorado dos Carajás e Curionópolis. O presidente estadual do PDT, Geovanni Queiroz, fez questão de estar presente para destacar o “perfil trabalhador” de Zito, que tem a simpatia de partidos como o PT e o Solidariedade. Ambos sinalizaram a possibilidade de uma aliança de apoio ao pedetista, para as eleições municipais.

Quem é Zito?

Era a década de 80 quando Zito Augusto Correia migrou com sua família para Canaã dos Carajás, que à época era Centro de Desenvolvimento Regional II (Cedere II), onde pouco mais de 1,5 mil famílias estavam assentadas. Ali, Zito se consolidou como uma das principais lideranças, ficando conhecido como a voz das causas sociais.

Teve ampla militância no município e ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), assim como conselhos e outras entidades populares. Em 2001, Zito sofreu um atentado que ganhou repercussão internacional, e sua luta ganhou projeção nacional.

Ele se destacou em dois mandatos como vereador, sempre em defesa de causas populares. Após deixar o Legislativo municipal, Zito passou a ser um dos principais articuladores da candidatura do atual prefeito de Canaã, Jeová Andrade, que, com a vitória nas urnas, convidou o pedetista para assumir a Secretaria de Obras, onde trabalhou de 2013 a 2016.

À frente da secretaria, Zito ganhou reconhecimento político e popular ao ultrapassar a meta do governo de construir 100 quilômetros de asfalto: construiu 104 quilômetros, além da realização de outras obras de transporte que garantiram a melhoria em Canaã dos Carajás.

Deixe seu comentário