Vigilância em Saúde divulga dados sobre infestação de dengue em Parauapebas

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Parauapebas divulga os dados do Levantamento Rápido do Índice do Aedes Aegypti (LIRA-a) por bairro. Dos 37 bairros trabalhados, 22 apresentam alto índice de infestação pelo mosquito da dengue. No topo da lista estão os bairros Casas Populares e Altamira.

O levantamento é feito a cada dois meses pelos agentes de controle de endemias. Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Núbia Lima, os grandes vilões da dengue são o acúmulo de água em caixas d’água sem tampa, tambores, pneus velhos e o excesso de lixo. “A população é a principal parceira no combate ao mosquito da dengue. Por isso, precisamos que as pessoas façam vistoria diária em busca do foco do Aedes”, orientou a coordenadora.

Para intensificar o combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está ampliando o quadro de agentes de controle de endemias da Vigilância Ambiental. Além disso, ao longo de todo o ano são ministradas palestras nas empresas e escolas particulares e públicas do município, com o objetivo de sensibilizar e conquistar os jovens para o combate à dengue.

Dentre as ações desenvolvidas pela Semsa no combate à dengue, também estão a aplicação de gás inseticida em locais onde já foram confirmados casos da doença e campanhas de engajamento em igrejas e associações de bairros. Serão realizados mutirões de caça ao mosquito nos bairros, com visitas domiciliares para destruir os focos do inseto e conscientizar a população.

Mutirão

O primeiro mutirão ocorreu no sábado (30), no período das 8 às 16 horas, no Bairro Casas Populares II. A iniciativa envolve as secretarias de Saúde e de Urbanismo e a empresa Clean. A concentração para o início dos serviços será na praça do bairro e a previsão é atender toda área.

Fonte: ASCOM PMP/SEMSA