Vereadora Eliene Soares confirma que está com Covid-19

O presidente da CMP, Luiz Castilho, também informou que está em isolamento domiciliar, com suspeita da doença

Continua depois da publicidade

A sessão desta terça-feira, 12 de maio, da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), teve a ausência dos vereadores Eliene Soares e Luiz Castilho. Eliene, que é primeira secretária da Câmara, informou que testou positivo para a Covid-19 e Luiz Castilho, presidente da CMP, justificou que está em isolamento domiciliar, com suspeita da doença.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente, Horácio Martins, que lamentou a situação dos colegas e desejou plena recuperação para ambos. Desde o início das medidas restritivas e de isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Câmara Municipal de Parauapebas vem realizando sessões com portas fechadas.

O município é o que tem mais casos da doença nas regiões sul e sudeste do Estado. Na sessão de hoje, os vereadores voltaram a falar sobre o assunto, cobrando ações do município para o socorro às vítimas da Covid-19, que se multiplicam a cada dia.

O vereador Zacarias Marques ressaltou que a situação é “crítica”. Ele detalhou que mora às proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Cidade Jardim, e tem observado a grande movimentação de pessoas na casa de saúde, em busca de atendimento por suspeita da doença.

“É uma situação lamentável”, definiu o vereador.

Joelma Leite cobrou do governo a testagem no maior número possível de pessoas, para saber a real situação do município. Ela enfatizou que muita gente está acometida da doença, mas como tem sintomas leves sequer busca atendimento médico.

“É preciso testar a população, para que seja feito de fato o controle da doença”, sugeriu Joelma, observando que esses pacientes que não desenvolvem sintomas mais acentuados da Covid-19, sem saber, estão fazendo a transmissão do vírus para outras pessoas.

De acordo com o boletim divulgado ontem, segunda-feira, 11, a capital do minério tem 317 casos positivos de Covid-19. Desse total, 42 pacientes estão internados; 88 estão em isolamento domiciliar; 151 pacientes foram recuperados e receberam alta; e 36 vieram a óbito.

Ainda há 57 casos em investigação e 259 casos foram descartados.