Vale promove programa inédito de desenvolvimento de carreira para empregados LGBTI+

Com 500 vagas, iniciativa reforça compromisso da companhia com inclusão e diversidade

Continua depois da publicidade

A Vale acaba de lançar um programa inédito de desenvolvimento de carreira voltado a empregados que se identificam como parte da comunidade LGBTI+. A iniciativa marca o reconhecimento e os avanços conquistados pela comunidade na construção de um ambiente corporativo mais plural e respeitoso.

Com 500 vagas, a iniciativa é inédita na empresa, que já contava com programas de desenvolvimento direcionados para outros grupos minorizados, como pessoas com deficiência, mulheres e pessoas negras.

A iniciativa integra o Jeito Vale de Incluir, plataforma de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa baseada em três pilares: desenvolvimento, métricas e suporte. Neste último pilar estão incluídos benefícios específicos para pessoas LGBTI+, como hormonioterapia para transição de gênero e cirurgias do processo transexualizador pelo plano de saúde dos empregados. A empresa também oferece auxílio-creche para empregados em relacionamento homoafetivo e uso de nome social no crachá, e-mail e aplicativo de comunicação.

“Elevar o nível de consciência de nossos empregados na temática LGBTI+ e, principalmente, ter ações de desenvolvimento e benefícios específicos tem sido fundamental para construir um ambiente de respeito para todas as pessoas, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero”, reforça vice-presidente executiva de Pessoas da Vale, Catia Porto.

A Vale vem trabalhando nos últimos anos para ampliar a conscientização na temática LGBTI+ e reforçar o respeito à orientação sexual e identidade de gênero, independentemente de crenças e valores pessoais. Desde 2023 a empresa faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento pelo respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+. Internamente, conta com o grupo de afinidades LGBTI+, formado voluntariamente por empregados e empregadas. Por meio de suas experiências pessoais e visões de mundo, todos propõem discussões e ajudam a mineradora a ampliar seus olhares para o tema, desenvolvendo novas ações. Também investe em campanhas internas para ampliar a conscientização sobre a temática, letramento e o lançamento de materiais como o Guia LGBTI+, o treinamento antiLGBTFobia e trilha e guia de inclusão de Pessoas Trans.

Reconhecimento

Em 2024, a Vale recebeu a nota máxima na pesquisa HRC Equidade BR, que identifica as organizações com práticas de diversidade e inclusão LGBTI+ mais avançadas do país. A mineradora conquistou posição de destaque após ser avaliada em critérios como a adoção de políticas de não discriminação, treinamentos e criação de grupos de afinidade. Realizado pela Human Rights Campaign Foundation e pelo Instituto Mais Diversidade, com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o estudo aponta as organizações com maior engajamento na pauta e que mais progrediram em relação à inclusão.

A empresa estimula o diálogo aberto e transparente entre empregados e seus líderes e possui, ainda, um Canal de Denúncias que está disponível aos públicos internos e externos da Vale. A área responsável pelo Canal de Denúncias responde diretamente ao Conselho de Administração da Vale e, por isso, é imparcial em sua atuação e apuração dos casos. A empresa também tem um Canal de Acolhimento, que é uma ferramenta de escuta humanizada às vítimas, com atendimento feito por profissionais especializados de uma empresa independente.

(Ascom Vale. Foto: José Palma)

3 comentários em “Vale promove programa inédito de desenvolvimento de carreira para empregados LGBTI+

  1. Profissional de Brasília-DF Responder

    Vi que a Vale quer combater o Micromachismo, ou seja, até a áurea de Masculinidade eles querem combater. Feminismo que chegou na Vale quer expulsar os homens. Essa empresa já prestou. Estou torcendo só pela falência dela.

  2. Antônio Ramos Responder

    Bons tempos aqueles em que a VALE tratava a todos com igualdade e o desenvolvimento de carreira era avaliado pela competência e não por ser gay ou lésbica.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress