Vale doa seis novos respiradores para Hospital de Campanha de Canaã dos Carajás

Município passa a ter 17 aparelhos para atender pacientes com Covid-19. Até quarta (27), onze pessoas estavam internadas com a doença.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Vale doou seis novos respiradores para o Hospital de Campanha de Canaã dos Carajás. A entrega foi feita na manhã desta quinta-feira (28), pela gerente de operações da Vale Kilma Cunha à prefeita Josemira Gadelha. Os equipamentos vão auxiliar no cuidado de pacientes com quadros graves da covid-19.

Essa é a segunda doação de respiradores feita pela mineradora. No ano passado, a Vale já havia entregado quatro aparelhos. Com os sete respiradores que o município tinha adquirido no começo da pandemia em 2020, a prefeitura conta com um total de 17 respiradores.

A gerente de operações da Vale, Kilma Cunha, ressaltou que os equipamentos vão ajudar a estruturar a saúde do município permanentemente. “A entrega desses respiradores nos ajudará no combate nesse momento de crise, em que estão subindo as nossas estatísticas e também para ficar definitivo no nosso município”, disse a gerente.

Josemira Gadelha agradeceu a parceria com a mineradora. “Tudo isso pensando no bem-estar da população, pensando em cuidar cada vez mais e melhor dos nossos munícipes”, destacou a prefeita.

Aumento de casos

O Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (27) trouxe números que reforçam a preocupação com aumento da covid-19 no município. Em 24 horas, 22 pessoas infectadas pelo vírus, 11 pacientes internados com a doença e 53 óbitos registrados.

Para conter o avanço da doença, o Comitê de Crise tem atuado junto ao comércio da cidade para reforças as medidas de distanciamento e higienização. Outra decisão tomada pela prefeitura é retomar a desinfecção de locais onde há grande circulação de pessoas, mas nenhuma data ainda foi divulgada.

O número de pacientes que já se recuperaram da doença chega a 5118. Embora seja um dado positivo, as pessoas devem continuar adotando medidas de isolamento social, uma vez que já foi comprovado casos de reinfecção no Brasil.

O médico Juan Miranda, que atende pacientes com a covid-19, disse que os novos aparelhos vão ajudar no trabalho realizada pela equipe de saúde. “Tendo todos esses ventiladores aqui, diante da gente, a gente consegue suportar uma maior demanda de pacientes e consequentemente oferecer um serviço melhor para a população”, ressaltou Miranda.

Também estavam presentes o médico do trabalho da Vale, Dr. Pietro Gomes, a Secretária Municipal de Saúde, Daiane Celestrine e o vice-prefeito Zito Augusto.

Por Dayse Gomes