ICMbio divulga Boletim sobre o incêndio florestal na Floresta Nacional de Carajás (fotos)

Continua depois da publicidade

31/08/2012

incêndioOntem no 15º dia de combate o incêndio florestal na Floresta Nacional de Carajás foi finalmente controlado.

O apoio do Prevfogo/ IBAMA que enviou 14 brigadistas da brigada municipal de Itupiranga e um coordenador do estado do alagoas o reforço aportado pela VALE na infra-estrutura com mais um helicóptero de combate e um grupo de bombeiros civis especializados foram decisivos para o controle desta emergência ambiental.

As chuvas nos dias 29 e 30, mesmo curtas e localizadas também contribuíram muito para a contenção do incêndio.

A área queimada está toda cercada por aceiros mecânicos e manuais, além de um pequeno igarapé considerado uma barreira natural ao avanço do fogo.

incêndio 3

Iniciamos hoje o trabalho de rescaldo e monitoramento das linhas de defesa. A extensa área e a densa vegetação queimada dificultam este trabalho devido à grande ocorrência de focos de requeima na área atingida.

O incêndio só será considerado extinto após a conclusão do rescaldo que deve perdurar mais 15 ou 20 dias.

A equipe envolvida diretamente no combate, especialmente aqueles que presentes desde o primeiro dia (chegando a mais de 100 colaboradores entre brigadistas, apoio, logística e coordenação) merecem os parabéns.

incêndio 2

Mas ainda não terminou e toda a paciência e atenção são necessárias para mantermos o controle deste incêndio florestal e evoluirmos para a sua extinção.

Equipe do Mosaico de Carajás – PA.

incêndio 4

O combate é coordenado pelo Instituto Chico Mendes, responsável pela proteção da Floresta, com o apoio da mineradora Vale, através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios do Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás.

5 comentários em “ICMbio divulga Boletim sobre o incêndio florestal na Floresta Nacional de Carajás (fotos)

  1. Edmar Viana de Freitas Responder

    Investiguem e pesquisem, pois além das causas conhecidas e hipotéticas de queimadas, existe aquela que inicia nas margens das rodovias causada por fuligem incandescente que sai dos escapamentos dos ônibus e caminhões que se encontram com o motor desregulado. Vejam no Google “Queimadas no Brasil: Causa real nas rodovias”- Edmar- Itabira- MG

  2. Nome (obrigatório) Responder

    pobre é quem faz um comentário infeliz com esse seu , lucas. uma verdadeira pobreza de espírito, quando não se sabe o que falar não fala nada, outra coisa não pode pobre como vc fala não pode entrar la e quando eles encontram alguém não sem autorização para estar lá ele primeiro torturam e depois entregan para policia bater ainda mais. essa multinacional suga até a ultima gota de vida das nossas floresta faz propaganda dizendo que preseva e na verdade não é nada disso e ainda se alimenta de opniões burras se fundamentos como essa sua.

  3. maira Responder

    Até que enfim uma divulgação do que está acontecendo em Carajás.
    E nessas horas que todos demonstram preocupação com Meio Ambiente, quando tudo literalmente “pega fogo”. a empresa responsável em contratar as tercerizadas e que usa e usufruir dos recursos naturais, extraindo sua riqueza da natureza, por favor invistam em prevenção. ou nunca ouviram o ditado prevenir é melhor do que remediar

  4. Lucas Responder

    A culpa de tudo isso são esses miseráveis que ateiam fogo em qualquer lugar, um bando de selvagem! Pobre é uma desgraça mesmo. Vive na roça, depois compra um lote na cidade faz um barraco e quer continuar com os mesmo costumes do mato, e depois fica fazendo queimada nos lotes. Povinho nojento.

Deixe seu comentário

Posts relacionados