Vale capacita empresas de Marabá para ampliar cadeia de fornecedores na região

Treinamento impulsiona novas iniciativas para o fortalecimento do desenvolvimento da economia regional

Continua depois da publicidade

Depois de ser realizado em Canaã dos Carajás, o Workshop de Desenvolvimento de Fornecedor Local, promovido pela Vale, chega a Marabá nesta quinta-feira, 9/11. O evento, que conta com a parceria da Associação Comercial de Indústria e Comércio de Marabá (Acim), é destinado a empresas que desejam fornecer ou prestar serviços para a mineradora ou para empreiteiras contratadas pela companhia na região.

A iniciativa faz parte da estratégia da Vale para aproximar, cada vez mais, potenciais fornecedores locais de seus processos de compra no sudeste do Pará e, assim, impulsionar novas iniciativas que favoreçam o desenvolvimento da economia regional.

Durante a programação, os participantes serão orientados sobre os principais processos da cadeia de suprimentos da Vale, como o acesso ao Portal Nimbi, espaço virtual utilizado pela empresa para comercialização de produtos e serviços. Eles também serão instruídos sobre a realização de cadastro e elaboração de proposta técnica e orçamento.

Segundo Wathina Borges, analista de Suprimentos da Vale, além deste workshop, com o apoio da plataforma de negócios Redes Fiepa, a companhia vem desenvolvendo diversas ações para este público no sudeste paraense. Entre elas, atendimentos personalizados, visitas às empresas, cadastro de novos parceiros, diagnóstico de fornecedores, agenda periódica com Associações Comerciais e rodadas de negócios.

“O intuito dessas parcerias é apoiar fornecedores locais e, assim, contribuir com soluções para o crescimento das empresas e desenvolvimento do fornecedor genuinamente local”, afirma ela.

Investimentos

No primeiro semestre de 2023, a Vale investiu R$5,7 bilhões em compras com fornecedores locais no Pará, contribuindo com a geração de empregos e a arrecadação de tributos como ISS e ICMS. Nos últimos quatro anos, esse montante foi superior a R$30 bilhões.

Desde 2020, por meio do Programa Partilhar, a mineradora também incentiva fornecedores a realizarem investimentos sociais nos territórios onde são contratados. Além disso, a Vale mantém a plataforma “Praça Digital”, que funciona como ponto de encontro entre organizações sociais e empresários para a execução de iniciativas solidárias. O objetivo da Rede Voluntária Vale é potencializar ações colaborativas que já ocorrem em diversas cidades brasileiras. 

Serviço

Workshop de Desenvolvimento de Fornecedor Local

Quando? Dia 9/11 (quinta-feira), das 13h às 17h.

Onde? No auditório da Acim, que fica localizado na Rua Norberto Melo, 1123, em frente à Praça Duque de Caxias, na Velha Marabá.

(Ascom Vale. Foto: Divulgação)