Unifesspa inicia curso de Jornalismo no Campus de Rondon do Pará

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Professores motivados e alunos cheios de expectativa começaram a construir a trajetória do curso de Jornalismo da Unifesspa, que pretende se tornar referência na região Norte. Cerca de 20 alunos que integram a turma pioneira participaram, nesta quarta-feira (22), da solenidade de inauguração das atividades curriculares do curso. O momento foi prestigiado pela comunidade universitária de Rondon do Pará, por representantes da sociedade civil e marcado por muita emoção diante de mais uma etapa histórica para a Unifesspa.

Os professores e técnicos administrativos do campus de Rondon do Pará, além de membros da Administração Superior, deram as boas-vindas aos alunos, forneceram informações úteis para o início da vida universitária e ressaltaram o desejo de construir, ao lado dos estudantes, mais um curso de excelência na Unifesspa.

O acadêmico Lucas Guilherme da Silva veio de Belém para realizar o sonho de cursar Jornalismo. Na Unifesspa, ele encontrou o acolhimento e incentivo necessários para enfrentar o desafio de ingressar no ensino superior. “Fui bastante incentivado pelos professores e técnicos do Instituto a enfrentar esse desafio de sair da minha cidade, e não desistir do sonho de fazer jornalismo. O acolhimento da instituição, nessa fase de transição, está sendo fundamental. Minha expectativa é enorme para aprender muito e construir um futuro na área de comunicação,” comentou o estudante.

Na ocasião, também foi realizada a assinatura da portaria de nomeação da primeira coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Janine Bargas, doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), mestra em Ciências Sociais e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os alunos também puderam conhecer os novos diretores do Instituto e receberam um acolhimento especial dos servidores técnicos administrativos que oferecem suporte pedagógico, administrativo e de tecnologia da informação à comunidade universitária.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro; o novo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Gabriel Outeiro; a coordenadora do curso de Jornalismo, Janine Bargas; a coordenadora de articulação social da Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), Larana Prestes Catalão; e o secretário executivo Roberto Campos, representante dos técnicos administrativos do Instituto.

À tarde, os primeiros calouros de Jornalismo da Unifesspa participaram de uma roda de conversa com as professoras do curso e alunos veteranos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Um bate-papo produtivo e descontraído que motivou os alunos ingressantes, fortalecendo a recepção e integração dos novos universitários.

Primeiros projetos

O curso de Jornalismo da Unifesspa é o segundo existente em uma universidade pública no estado e nasce com a missão de observar, refletir e produzir jornalismo na região do Sul e Sudeste do Pará, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais qualificados e contribuindo para o pensamento comunicacional e das ciências sociais no país.

Para iniciar o curso, a coordenação já protocolou dois projetos de pesquisa que irão envolver os alunos, fortalecendo o processo de aprendizagem. “Um deles é de mapeamento das mídias na região do Sul e Sudeste do Pará, que a gente quer saber com quem iremos dialogar nessa produção jornalística, como os alunos podem se inserir como estagiários nesses veículos de comunicação; e outro projeto, que envolve ensino, pesquisa e extensão, é de uma agência experimental de comunicação, que visa a produção de conteúdo jornalístico para a região. Todos os professores estão muito motivados e queremos, daqui a pouco tempo, voltar a falar do sucesso, dos primeiros resultados desses projetos,” detalhou a coordenadora.

Também integram o corpo docente do curso de Jornalismo da Unifesspa as professoras doutoras Lívia Barroso, Ingrid Gomes Bassi e Elaine Javorski. O curso de bacharelado em Jornalismo tem duração de 4 anos, com carga horária de 3.047 horas e é ofertado no campus de Rondon do Pará, localizado na Rua Rio Grande do Sul, s/n – Centro.

Publicidade

Relacionados