Tucuruí cria sistema de informação para monitorar viajantes

O sistema tem ainda o objetivo de informar a população sobre a situação real do Coronavírus
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Para tentar saber a situação real do avanço do Coronavírus  no município, a Prefeitura de Tucuruí, no sudeste do Pará, criou um Sistema Informatizado com o objetivo de monitorar os viajantes intermunicipais e interestaduais que entraram na cidade. O espaço, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, fornece ainda informações sobre a Covid-19 à população e está disponível no site e aplicativo oficial da prefeitura para acesso e download.

De acordo com o enfermeiro da Vigilância em Saúde de Tucuruí e criador do sistema, Leandro Costa, a proposta desse dispositivo surgiu no sentido de criar mais uma ferramenta para auxiliar o cidadão de Tucuruí, no que tange a disponibilização de informações verdadeiras sobre o Coronavírus, para evitar a circulação de informações falsas. “No Sistema, publicamos conteúdos extraídos diretamente do site do Ministério da Saúde”, detalha Leandro Costa.

Ele explica que o monitoramento dos viajantes é rápido. Ao ser abordado nas barreiras sanitárias, implantadas nas entradas da cidade, o profissional de saúde orienta a pessoa e coleta seus dados pessoais, como o nome completo e telefones para ligação ou o envio de mensagem via whatsapp.

Logo em seguida essas informações são repassadas ao setor de Monitoramento da Vigilância em Saúde, responsável por entrar em contato com as pessoas, orientando-as a preencherem um formulário disponível no sistema.

“O preenchimento desse formulário irá ajudar a vigilância a monitorar os viajantes durante o período recomendado de quarentena, que é de 14 dias. Se durante esse período houver algum tipo de patologia apresentada por ele, saberemos por meio das respostas que irão nos fornecer, a cada 48 horas. Se os sintomas se enquadrarem aos do Coronavírus, comunicamos as autoridades para que possamos tomar as providências certas”, destaca o enfermeiro.

Segundo os dados do Monitoramento da Vigilância em Saúde, no período de 21 de março a 23 de abril, 1.020 viajantes foram contabilizados pelo sistema. Desse total, 14  foram viajantes internacionais; 166 interestaduais; e 798 intermunicipais.

Ao todo, 628 estão sendo monitorados pelo Whatsapp e 419 responderam ao formulário. Para que os viajantes mantenham contato, a Vigilância em Saúde disponibiliza os números (94) 98116-2266 / 98137- 2125 . A pessoa pode ligar ou enviar mensagem via Whatsapp.

Publicidade