Trabalhadores da D’Service interditam portaria da Flona Carajás e acessos ao projeto Salobo

Continua depois da publicidade

Por Francesco Costa – da redação

No local já e formou um grande congestionamento (1)Alegando o não pagando das rescisões contratuais cujo prazo se expirou hoje, 20, trabalhadores da D’Service Engenharia, prestadora de serviço da Vale que abandonou a obra no início do mês, interditaram a portaria da FLONACA – Floresta Nacional de Carajás hoje pela manhã.

Amauri Sandro, um dos trabalhadores que participam do movimento gravou com nossa equipe de reportagem e explicou que o descaso com os trabalhadores motivou a reação; ele detalhou que foi pago apenas o salário da carteira, ficando pendentes as Horas Extras, o adicional por insalubridade e a rescisão contratual.

“Não fomos nem sequer informados dos valores que receberemos e nem quando nosso pagamento cairá”, lamentou Amauri, prometendo que caso não fosse resolvido imediatamente as reivindicações, o grupo radicalizaria o ato podendo culminar com a interdição da Estrada de Ferro Carajás.

A ameaça está sendo cumprida. Agora há pouco o grupo se dividiu interditando a Rodovia Faruk Salmen, estrada de acesso à ferrovia, via Palmares e seguiu para a estrada que dá acesso ao Projeto Salobo, na Zona Rural de Parauapebas.

Parte do grupo se concentra em frente ao DETRAN, impossibilitando que os caminhões da Vale levem o minério vindo da Mineração do Sossego, mina situada no município de Canaã dos Carajás, até o depósito localizado na Palmares I.