Tapajós liberado para plebiscito

Continua depois da publicidade

Val_Andr_Mutran O Plenário do Senado Federal, acaba de aprovar o decreto legislativo PDS 19/99, do senador Mozarildo Cavalcante. O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney deve promulgar o decreto nos próximos dias, o que significa dizer que a população paraense votará em novembro sobre a criação dos estados do Carajás e do Tapajós.

A informação é do querido amigo Val-André Mutran (foto), do Pelos Corredores do Planalto, que é, sem sombra de dúvidas, quem mais conhece dos trâmites regimentais para as criações dos Estados do Carajás e Tapajós.

4 comentários em “Tapajós liberado para plebiscito

  1. hamilton Responder

    Maria Tereza Andrade
    O ESTADO DO CARAJÁS é uma necessidade, para o povo desta região, devemos refletir, nas DISPARIDADES a seguir:

    *UNIVERSIDADES FEDERAIS,
    8 em toda região norte, 11 só no estado de Minas Gerais.

    *FUNCIONALISMO PÚBLICO FEDERAL,
    63 mil em toda a região norte, 153mil só no estado do Rio de Janeiro.

    *FUNCIONALISMO ESTADUAL – 105.164 FUNCIONARIOS TOTAL DO ESTADO,
    96% estão concentrados em Belém, só 2,1 na região do Carajás.

    *REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO ESTADO,
    68,9% concentrados em Belém, só 16,4% é da região do Carajás.

    *AGRONEGÓCIO – SÃO FELIX DO XINGÚ, é o município com maior rebanho bovino do estado, com 1.812.870 cabeças de bovinos, o município tem um rebanho maior que 9 estados da Unidade Federativa.

    *DISTRIBUIÇÃO DE RIQUESAS ECONOMICAS (2008),
    PARÁ (novo) ICMS 50,7% PIB 55,6
    Carajás ICMS 34,5% PIB 33,5,

    *CARAJÁS E TAPAJÓS SERÃO OS PRIMEIROS ESTADOS A SEREM CRIADOS APÓS A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LRF, REGULAMENTADA EM 2000.

  2. kássio Responder

    Como assim? como assim vcs querem que só votem as pessoas que moram nas cidades que ficaram no novo estado? kkkkkk vc esta falando sério meu amigo? então não sera uma decisão do povo do estado do pará , será uma decisão do povo dessa região,QUE SÓ LEMBRANDO QUE AINDA NÃO SE TORNOU ESTADO! rsrsrsrs

  3. kássio Responder

    Fala sério pessoal! eu moro em Parauapebas , e sei que essa cidade não tem condição de ser a capital de um estado brasileiro. é um absurdo essa história de divisão. QUEREMOS UM PARÁ GRANDE E FORTE. não vamos entregar nossas riquezas, oque sera do estado? realmente algumas pessoas só pensam em si próprio MEU VOTO É NÃO… CAMPANHA DO “NÃO” COMEÇANDO…VAMO LÁ PARAENSES

  4. GILMAR ALVES VIEIRA Responder

    Graças a Deus primeiramente, e depois esse grandes politicos; como Geovane Queiroz e outros, que esta verdadeiramente conseguindo esse objetivo tão importante que é a Criaçao do Esdado do Carajás. parabens povo Carajense, voces merece.
    agora os grande politico tem que conseguir que so os municipio que vai ficar dentro do novo Estado que pode votar… tenho serteza que eles vão conseguir mas essa vitoria.

Deixe seu comentário

Posts relacionados