Sindicalista Joãozinho executado em frente de casa em Parauapebas

Ele era presidente da Cooperativa Agrícola e Habitacional Montes Belos, mas, segundo a família, não se envolvia em invasão de terras

Continua depois da publicidade

O caso aconteceu por volta das 18h30 desta segunda-feira (6), em frente à residência de João Inácio da Silva, 71 anos, mais conhecido como Joãozinho, na Rua Frankfurt, Bairro Vila Rica. Ele era presidente da Cooperativa Agrícola e Habitacional Montes Belos.

Segundo informações levantadas no local, onde também funciona a sede da cooperativa, na hora do assassinato Joãozinho estava no outro lado da rua, sentado, conversando com alguns amigos, quando chegaram dois indivíduos em uma moto.

Um deles chamou a atenção do sindicalista, possivelmente para se certificar que o alvo era ele mesmo. Já bem perto de João Inácio, o outro sacou de uma arma, provavelmente um revólver calibre 38, e atirou várias vezes contra o homem, que morreu instantaneamente.

Informações repassadas pela família do sindicalista à polícia dão conta de que João Inácio não se envolvia com invasão de terras, porém buscava no Incra áreas para trabalhar com agricultura familiar.

A Polícia Civil informou que vai solicitar imagens das câmeras de segurança do local, na tentativa de identificar os criminosos. Depois dos levantamentos de local de crime realizados por policiais civis, o corpo do sindicalista foi removido pela equipe de remoção do Instituto Médico Legal (IML) e encaminhado para exames de necropsia no Centro de Perícia Científica Renato Chaves de Parauapebas. Até o fechamento desta matéria, a polícia ainda não tinha informações que possam levar à identificação dos pistoleiros. O Blog continua acompanhando o caso.

(Caetano Silva)