Os cerca de 7.000 servidores da Prefeitura de Parauapebas foram surpreendidos neste sábado (24) com o salário do mês de agosto na conta. Embora não seja a primeira vez em que a administração de Darci Lermen pague salários adiantado, nem todos os funcionários esperavam que este mês o pagamento caísse antes do período habitual, entre os dias 28 e 30 de cada mês. Muitos até suspeitavam ontem (23) de que o pagamento estaria disponível hoje, mas sem qualquer confirmação.
Em grupos de WhatsApp, a notícia de “dindim na conta” bombou e começou a correr — pasme — desde as 4 da manhã. O Blog do Zé Dudu teve acesso a prints de chats privados que demonstram que alguns servidores sequer pegaram no sono na expectativa da notícia do dia. E em meio à euforia, opiniões divididas: uma parte dos servidores comemorava a notícia, outra criticava o fato de o salário cair mais cedo sob a alegação de que o mês seguinte se torna “mais comprido” ou “uma eternidade”.
Um dos diálogos mais efusivos foi entre duas servidoras da Educação. Uma delas anunciou às 6h05 que o pagamento estava na conta. “Acooorda, meu povo! Bom dia, grupo! Dindim na conta! Tô ricaaa, Adriana!”, comemorou a animada funcionária pública, que disse ter recebido junto com o salário a remuneração das férias. Por seu turno, uma colega dela, de prenome Adriana, lamentou. “Eu tô é lascada, mulher; lisa igual quiabo. Recebi férias em julho e, agora, só restaram as contas para pagar. Vou estar rica, se muito, só até o pôr do sol”.
Curiosidades
Foram injetados na praça de Parauapebas, em massa salarial hoje, cerca de R$ 33 milhões líquidos, conforme estimativa feita pelo Blog do Zé Dudu, tendo em vista que o governo municipal ainda não divulgou as despesas com pessoal deste mês no portal da transparência. A folha de pagamento da Prefeitura de Parauapebas é a segunda maior entre as prefeituras paraenses, atrás apenas da despesa com o funcionalismo da administração de Belém.
Entre os órgãos do serviço público com atuação no estado, a despesa com pessoal da Prefeitura de Parauapebas só fica atrás do Governo do Pará, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Prefeitura de Belém. Ou seja, a canetada do prefeito Darci Lermen para pagar servidor público é a 5ª de maior peso entre os entes públicos.
2 comentários em “Servidores da Prefeitura de Parauapebas amanhecem com pagamento na conta”
Porém, os contratados q entraram no início deste mês não receberam. Devem receber em setembro o mês e o proporcional.
Tá nessa porque quer…