Serra Pelada: parte dos garimpeiros querem a destituição na atual diretoria da Coomigasp

Continua depois da publicidade

Foi protocolado ontem (23), na Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, abaixo assinado com pedido para que a Coomigasp providencie Assembleia Geral para o mês de setembro com a finalidade de examinar a postura do presidente e seus diretores, bem como deliberar sobre a destituição da atual diretoria.

Conforme o estatuto da Coomigasp, a diretoria terá 10 dias para a conferência das 5.541 assinaturas e depois deliberar sobre o pedido.

No site da Coomigasp, a atual diretoria rebate a necessidade da Assembleia Geral sob a alegação de que tudo estaria funcionando em conformidade com o TAC assinado pela diretoria e o MPE.

Se as autoridades judiciais e governamentais não tomarem logo a frente desse imbróglio que virou essa parceria Coomigasp / Colossus /  SPCDM, em Serra Pelada, estaremos vendo, em breve o assunto estampado nas páginas policiais dos principais meios de comunicação do país.

Já há boatos que algumas empresas estabelecidas em Curionópolis estariam dispostas a deixar o município em virtude dos últimos acontecimentos relacionados à segurança patrimonial. Se isso vier a acontecer, Curionópolis deixará de receber bilhões em investimentos, milhares de empregos deixarão de ser criados e, possivelmente, o município voltará àquele ostracismo do período compreendido entre os anos  1993 e 2003, quando o índice de migração chegou a zero e a cidade quase foi extinta.

Hoje, Curionópolis é um município de comércio pujante, em pleno crescimento e que tem a prefeito melhor avaliado do Pará. Ações impensadas, mesmo que justificadas, como a depredação de patrimônio das empresas acontecida na última semana não agregará nada, muito pelo contrário, poderá levar tudo que o está sendo e já foi investido em Curionópolis a nada.

Wandenkolk

O deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) anunciou que, neste fim de semana, estará em Serra Pelada a fim de verificar “in loco” os graves acontecimentos relacionados à parceria entre a Colossus Minerals e a Coomigasp. Na qualidade de presidente da Subcomissão Permanente que acompanha a implantação de grandes projetos minerais no Pará – que funciona no âmbito da Comissão de Minas e Energia da Câmara – o deputado decidiu verificar as denúncias que tem recebido de centenas de garimpeiros.  “É necessário entender melhor o que se passa nessa parceria firmada entre a Cooperativa dos Garimpeiros e a Colossus”, disse Wandenkolk.

6 comentários em “Serra Pelada: parte dos garimpeiros querem a destituição na atual diretoria da Coomigasp

  1. Jônatas Responder

    Serra Pelada sempre foi uma piada sem graça,primeiro o Governo Militar engana centenas de garimpeiros, ficando com parte do ouro e paládio depositados na Caixa Economica Federal, daí pra frente, todo Peão que ocupa um cargo na diretoria da Coomigasp se acha no direito de fazer o que bem quer, inclusive desviar todos os recursos que deveriam ser divididos com os garimpeiros lerdos.

  2. luiz carlos Responder

    colossus e coomigasp eles vão sair de serra pelada na bala e os os que ficarem vão tomar uma coça pra aprender que com 38 000 garimpeiros ninguém se brinca!!!

  3. tate Responder

    ou seu demonio lucas fica calado seu idiota cuidado com as volta que a vida dar, amanha vc pode estar mendigando por ai ne nunca se sabe

Deixe seu comentário

Posts relacionados