Incêndio atinge a Floresta Nacional de Carajás

Brigadistas tentam combater um incêndio que se alastra na Floresta Nacional de Carajás. A área de conservação ambiental está situada no Sul do Pará, em Parauapebas, e é administrada pelo …

Brigadistas tentam combater um incêndio que se alastra na Floresta Nacional de Carajás. A área de conservação ambiental está situada no Sul do Pará, em Parauapebas, e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e, atualmente, cedida à Vale.

A informação foi adiantada pelo blog Espaço Aberto e replicada pelo site Estado do Tapajós, que afirmam que o incêndio teria começado no final da semana passada.

O incêndio tem maior intensidade em uma área chamada barragem do Geladinho, mas o fogo já estaria se alastrando para áreas mais elevadas, e portanto, de difícil acesso.

FLORA
A Floresta Nacional de Carajás tem cerca de 400 mil hectares e foi criada em 1998. Dentro da área protegida é permitida a exploração mineral.

A Vale enviou a seguinte nota à imprensa: “A Vale, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está trabalhando para conter um incêndio na Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas (PA). A Vale disponibilizou recursos físicos e humanos para ajudar a combater o incêndio. Uma equipe de brigada de incêndio construiu aceiros e está equipada com caminhões de combate e bombas costais para evitar que o fogo se alastre. Um helicóptero preparado para combate a incêndio florestal foi mobilizado para dar suporte a esse trabalho, devendo chegar em Carajás na sexta-feira”. (DOL)

Um comentário em “Incêndio atinge a Floresta Nacional de Carajás

  1. Elidiane Pereira Responder

    A Floresta Nacional de Carajás não está cedida a Vale. A mineradora possui cessão de exploração dos recursos minerais do subsolo.
    Essa unidade de conservação é de domínio da União, adminstrada pelo ICMBio, órgão federal.

Deixe seu comentário