Incêndio atinge a Floresta Nacional de Carajás

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Brigadistas tentam combater um incêndio que se alastra na Floresta Nacional de Carajás. A área de conservação ambiental está situada no Sul do Pará, em Parauapebas, e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e, atualmente, cedida à Vale.

A informação foi adiantada pelo blog Espaço Aberto e replicada pelo site Estado do Tapajós, que afirmam que o incêndio teria começado no final da semana passada.

O incêndio tem maior intensidade em uma área chamada barragem do Geladinho, mas o fogo já estaria se alastrando para áreas mais elevadas, e portanto, de difícil acesso.

FLORA
A Floresta Nacional de Carajás tem cerca de 400 mil hectares e foi criada em 1998. Dentro da área protegida é permitida a exploração mineral.

A Vale enviou a seguinte nota à imprensa: “A Vale, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está trabalhando para conter um incêndio na Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas (PA). A Vale disponibilizou recursos físicos e humanos para ajudar a combater o incêndio. Uma equipe de brigada de incêndio construiu aceiros e está equipada com caminhões de combate e bombas costais para evitar que o fogo se alastre. Um helicóptero preparado para combate a incêndio florestal foi mobilizado para dar suporte a esse trabalho, devendo chegar em Carajás na sexta-feira”. (DOL)

Relacionados