Senador Flexa Ribeiro responde ao blog sobre a criação da Universidade do Sul do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Senador Flexa Ribeiro enviou por e-mail resposta à postagem onde o blog afirma que a criação da Universidade Sul do Pará estaria sendo usada por ele como forma de se promover politicamente mas que na realidade ela não mais poderia ser criada nessa legislatura.Confira o que disse o Senador:

Prezado Dudu,

Primeiramente, parabenizo seu trabalho e postura acerca do blog, que venho acompanhando já há algum tempo. Gostaria de brevemente esclarecer um ponto importante: quando afirmo – e continuarei a afirmar – que vamos trabalhar pela criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará não estou de forma alguma faltando com a verdade. Fui presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará de 1990 a 1998 e conheço bem a região, que hoje abriga grandes indústrias e deve crescer ainda mais com as novas – e boas – perspectivas.

Desde aquele tempo, já falava-se em uma universidade própria na região. Sempre defendi esta causa. Por isso, quando senador, apresentei e consegui a aprovação pelo Senado Federal do projeto da UFSPA. Infelizmente, como você bem informa, foi arquivado na Câmara dos Deputados.

Porém, falo com a maior sinceridade e humildade: lutarei até o fim para que o Governo Federal concretize esse sonho de todos os moradores da região sul e sudeste do Pará. Como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, confirmo cada vez mais que o Pará e a Amazônia só terão desenvolvimento se tivermos mais acesso à pesquisa e à educação.

E, para isso, precisamos de mais investimentos e mais universidades. Lamento que tenha faltado ao Presidente Lula sensibilidade. Ele poderia, assim como fez com a UFOPA, ter encaminhado dois projetos ao Congresso: de criação da UFOPA e da UFSPA. Por isso, devemos continuar nossa ‘pressão política’ para que isto se realize.

O projeto pode ser apresentado da mesma forma como foi o recém-aprovado da UFOPA: partindo do poder Executivo. Independente, portanto, de legislatura. Afinal, a aprovação da UFOPA criou um clima favorável para que pudéssemos resgatar a cobrança por uma universidade no sul e sudeste do Estado.

É importante ressaltar que a UFOPA será a primeira universidade federal com sede em um município do interior da Amazônia. Para citar um exemplo: o Estado de Minas Gerais possui hoje ONZE universidades federais. Porque o Estado do Pará não pode ter quatro o quanto antes? Esta é a nossa luta. Vamos exigir essa conquista juntos.

Juntos, nós podemos. Um forte abraço e segue meu celular para quando quiser ter um contato mais direto.

Atenciosamente,
Senador Flexa Ribeiro

Publicidade