Marabá

Seleções de 12 estados disputam Brasileiro de Futsal em Marabá

Por Ulisses Pompeu – Marabá Desde ontem, quarta-feira, 23, Marabá transformou-se na capital brasileira do futsal sub-15. A competição segue até o próximo domingo, com a participação de doze seleções, …

Por Ulisses Pompeu – Marabá

Abertura 2Desde ontem, quarta-feira, 23, Marabá transformou-se na capital brasileira do futsal sub-15. A competição segue até o próximo domingo, com a participação de doze seleções, entre elas, a paraense, disputando o 8° Campeonato Brasileiro de Seleções. A Prefeitura de Marabá é parceira e anfitriã do evento, tendo disponibilizado toda a infraestrutura da competição, com apoio da Federação de Futsal do Pará (Fefuspa).

A competição nacional está sendo disputada no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, onde aconteceu a abertura oficial do evento na noite de quarta-feira. O secretário municipal de Agricultura, Cláudio Almeida, representou o prefeito Maurino Magalhães, que está em Brasília discutindo vários projetos de benefício para Marabá e região. Almeida destacou o empenho do governo municipal no desenvolvimento do esporte local e lembrou que no dia 14 de junho próximo, a Seleção Brasileira de Futsal adulto estará em Marabá para um Desafio Internacional contra a Guatemala.

A secretária Municipal de Esporte, Simone Abussafi Miranda, também usou da palavra e reconheceu a importância daquela competição na formação de jovens atletas em Marabá, que passam a se espelhar nos visitantes, que praticam um futsal de alto nível. Ela também fez menção ao grande esforço da atual administração municipal para sediar em Marabá o 8º Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-15 e ressaltou que toda a equipe da Semel (Secretaria Municipal de Esporte) está colaborando com a coordenação nacional do evento.

As 12 seleções participantes estão divididas em três chaves: Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Ceará, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e a anfitriã Pará.

O evento esportivo tem o aval da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), mas está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) em parceira com a Fefuspa. A primeira rodada do campeonato aconteceu ontem e apontou seis duelos.

As disputas reiniciaram hoje, a partir das 15 horas, com São Paulo x Ceará; Pernambuco x Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte x Minas Gerais, Piauí x Santa Catarina e Paraíba x Roraima. Às 20 horas acontece o desafio entre Pará x Paraná.

O presidente da Fefuspa, Paulo José da Silva, que está em Marabá para acompanhar o campeonato, afirmou que vem defendendo a interiorização do futsal para que a modalidade seja fortalecida no Pará. Ele destacou a boa estrutura que Marabá possui para receber grandes eventos da modalidade, como a rede de transportes, hotelaria e o melhor ginásio do Estado, sendo ele, inclusive totalmente climatizado.

A Semel informou que para acompanhar o campeonato, o torcedor deverá desembolsar R$2 com o ingresso. Porém, para mobilizar um bom público, a organização informou que vem fazendo a distribuição gratuita de ingressos em escolas públicas da cidade.

O Exército também deu sua colaboração ao evento esportivo, com a participação do general Humberto Madeira, comandante da 23ª Brigada, além da Banda de Música e de dois pelotões de militares. Paraguassu Figueiredo representou a direção da Confederação Brasileira de Futsal.

O chefe de Gabinete, Dacivan Ramos, e o secretário municipal de Cultura, Melquíades Justiniano, também participaram da mesa de abertura da competição.

Falcão e Cia
Sediar o Campeonato Brasileiro de Seleções é um ensaio para a organização que se prepara para receber no próximo dia 14 de junho, em Marabá, o Desafio Internacional de Futsal entre as seleções de Brasil e Guatemala. É o que defende Karlo Saçço, coordenador da Semel, que destaca a expectativa para que os craques do time canarinho, como o ala Falcão, marquem presença no amistoso. O valor do ingresso para a partida foi fixado em R$50,00.

2 comentários em “Seleções de 12 estados disputam Brasileiro de Futsal em Marabá

Deixe seu comentário