Seduc-PA publica portaria que cria Unidade Regional de Educação (URE) de Parauapebas e Xinguara

Continua depois da publicidade

A secretária estadual de Educação do Pará, Sra. Ana Cláudia Serruya Hage publicou ontem (15) portaria criando mais duas Unidades Regionais de Educação (URE). A criação visa descentralizar a execução e o controle de políticas públicas educacional do Estado do Pará.

Pelo portaria foram criadas as Unidades de Parauapebas e Xinguara. A primeira, que recebeu o número 21 e tem como sede Parauapebas, abrangerá os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis. A segunda, com o número 22 e sede em Xinguara, abrangerá os municípios de Xinguara, Rio Maria, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Bannach.

As novas URE’s serão subordinadas à Secretaria Adjunta de Ensino e terão a competência de programar, coordenar, orientar, executar, controlar e avaliar as atividades da Secretaria, suas áreas de circunscrição, de acordo com as normas, atribuições e delegações definidas pelo órgão central.

As novas Unidades Regionais de Educação foram desmembradas da Unidade Marabá e Conceição do Araguaia, que detinham o controle de 27 municípios no sul e sudeste paraense. Com o desmembramento, que é uma luta antiga dos profissionais da Educação no Pará, a Unidade Parauapebas absorverá cerca de 20 escolas estaduais.

As criações das URE’s Parauapebas e Xinguara foi uma luta do deputado estadual Gesmar Costa (PSD), que apresentou o Projeto na ALEPA em maio do ano passado e conseguiu sua aprovação. Em conversa com o Blog, Gesmar se diz bastante satisfeito com a aprovação do projeto de sua autoria, o parlamentar afirmou que” a conquista vem ao encontro das aspirações da comunidade de professores e alunos da rede de ensino do Estado, que agora passam a ter uma interlocução mais próxima para resolução dos problemas, além de terem uma gestão mais presente e ágil”.

Atualização

A Procuradoria da SEDUC está preparando uma errada na portaria, que será publicada até amanhã (17), incluindo na 22ª URE (Xinguara), os municípios de Sapucaia, Tucumã e São Félix do Xingu, que ficaram fora da portaria indevidamente.

1 comentário em “Seduc-PA publica portaria que cria Unidade Regional de Educação (URE) de Parauapebas e Xinguara

  1. Irene Francisca Scarparo Responder

    Uma IRE em Xinguara encurta distâncias geográficas e aproxima as políticas educacionais nas unidades estaduais. Esperamos que acabe com os desmandos desenfreado tornando as atitudes mais humanas principalmente em Xinguara. Parabéns a sociedade educacional. Irene Scarparo

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: