Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de combate ao tabagismo em Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Tabagismo naoA Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta terça-feira (20), a campanha de combate ao tabagismo em Marabá. No período de 20 a 31 de maio, a campanha será realizada nas unidades básicas de saúde em toda a cidade.

Com o tema “Fumar faz mal para você, faz mal para o planeta”, a campanha teve sua abertura em sessão na Câmara Municipal. O vereador Guido Mutran aproveitou o evento para pedir que a casa votasse um projeto de lei que instituísse o período da campanha como municipal e anual.

“O cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas em sua composição e é responsável pelo grande aumento do número de doenças cardiopulmonares. É triste vez que alguns fumantes acham que outras pessoas devem inalar a fumaça de seus cigarros”, disse a enfermeira Valdirene Duarte, representante da SMS.

Segundo a enfermeira, os trabalhos no combate ao tabagismo em Marabá foram iniciados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras, se espalhando para todas as demais unidades, visto que o tabagismo tornou-se problema de saúde pública.

Durante o evento, foram realizadas palestras mostrando números preocupantes sobre o aumento de fumantes em todo o país. O médico Fernando Monteiro e o odontólogo Bruno Teixeira explanaram sobre os problemas causados pelo cigarro.