Remo perde para o Santa Cruz em pleno Mangueirão e não confirma vaga antecipada na Série C

O Leão Azul teve um jogador expulso e ainda perdeu um pênalti, culminando na derrota em casa
(Foto: Samara Miranda)

Continua depois da publicidade

O Clube do Remo perdeu a chance de conquistar sua vaga antecipada para o quadrangular do acesso do Campeonato Brasileiro da Série C. Em partida realizada na noite desta sexta-feira (13), o Leão Azul perdeu para o líder Santa Cruz por 2 a 0 no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A partida foi válida pela 15ª rodada. Apesar da derrota, os azulinos permanecem dentro do G4 do Grupo A, na segunda colocação, com 26 pontos, estando a uma vitória da classificação, restando agora três partidas.

O Santa Cruz abriu o placar aos 13 minutos da etapa final, quando Jeremias chutou de primeira, após cruzamento da esquerda de Leonan. As coisas pioraram para o Remo com a expulsão do atacante Hélio, aos 18. O Leão Azul teve a chance do empate quando o árbitro marcou pênalti de Jeremias em Marlon. 

O estreante Felipe Gedoz cobrou e parou na defesa do goleiro Maycon Cleiton; no rebote, o mesmo Gedoz chutou e o paredão da Cobra Coral voltou a defender a queima-roupa, aos 25 minutos. O time pernambucano voltou a marcar em um pênalti cometido por Lucas Siqueira em cima de Caio Mancha. O próprio Mancha cobrou e deslocou o goleiro Vinícius, aos 45 minutos. 

O Clube do Remo volta a campo somente no dia 23 de novembro, quando encara o time do Botafogo (PB), no Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, em João Pessoa. A partida será válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. 

O jogo: Leão perdeu chance de se classificar antecipadamente! 

A partida começou bem equilibrada entre o líder e o vice-líder do Grupo A. O Remo tentou marcar com Lucas Siqueira, que chutou de fora da área; a bola desviou em Elivelton e passou assustando o goleiro Maycon Cleiton. Na reta final do primeiro tempo, em uma boa chegada do Leão Azul, Eron fez o pivô para o chute de Hélio, mas o goleiro Maycon Cleiton defendeu e a bola sobrou para o chute de Gustavo Ermel, que, sozinho, conseguiu perder o gol batendo para fora.

No segundo tempo, o Remo iniciou pressionando. Marlon cobrou lateral para Eron, que deixou para Hélio; na hora que o atacante iria marcar, Célio Santos mandou para escanteio. Na cobrança do escanteio, Rafael Jansen cabeceou, o goleiro Maycon Cleiton desviou e a bola bateu no travessão – quase o primeiro do Leão. Mas quem acabou marcando foi o Santa Cruz: Leonan arrancou bem pela esquerda e cruzou rasteiro para o chute de primeira de Jeremias, aos 13 minutos, 1 a 0 Cobra Coral. 

O atacante Hélio, do Remo, chegou mais forte em André e acabou recebendo o segundo cartão amarelo, e consequentemente, o vermelho, sendo expulso aos 18 minutos. O Leão teve a chance do empate, quando Jeremias derrubou Marlon dentro da área e o árbitro assinalou pênalti para o time da capital paraense: o estreante Felipe Gedoz cobrou o pênalti, o goleiro Maycon Cleiton defendeu e, na sobra, o arqueiro voltou a defender a queima-roupa, em outra tentativa de Gedoz, aos 25 minutos.

O Remo buscava o empate. Marlon recebeu bom passe e chutou para outra grande defesa do goleiro Maycon Cleiton. O Santa Cruz ganhou um presentão no jogo. Lucas Siqueira fez uma lambança e acabou cometendo pênalti em cima de Caio Mancha. O próprio Caio Mancha cobrou e marcou, deslocando o goleiro Vinícius, aos 45 minutos, 2 a 0 Cobra Coral. Placar final: Remo 0 x 2 Santa Cruz.

FICHA TÉCNICA

REMO: Vinicius; Ricardo Luz, Rafael Jansen, Mimica e Marlon; Charles (Júlio Rusch), Lucas Siqueira e Carlos Alberto (Felipe Gedoz); Hélio, Eron e Gustavo Ermel (Ronald). Técnico: Paulo Bonamigo.

SANTA CRUZ: Maycon Cleiton; Bileu (Jeremias), Elivelton, Célio Santos e Leonan; André, Tinga,  Didira e Jáderson (Negueba); Lourenço e Victor Rangel (Caio Mancha). Técnico: Marcelo Martellote.

  • Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ) 
  • Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira e Wallace Muller Barros Santos (RJ)
  • Cartão amarelo: Hélio (Remo)
  • Cartão vermelho: Hélio (Remo)
  • Gol: Jeremias, aos 13, e Caio Mancha, de pênalti, aos 45 minutos do 2° tempo para o Santa Cruz
  • Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém

Por Fábio Relvas