Remo arranca empate diante do Manaus na Arena da Amazônia pela ida da semifinal da Copa Verde

O Leão Azul chegou ao empate aos 43 minutos da etapa final, com o lateral-direito Wellington Silva
Disputa pela bola entre Remo e Manaus (Foto: João Normando)

Continua depois da publicidade

O Clube do Remo entrou em campo neste sábado (13), pelo jogo de ida das semifinais da Copa Verde de 2020. O Leão Azul encarou o Manaus, na Arena da Amazônia, em Manaus, e ficou no empate por 1 a 1. 

O Gavião do Norte marcou logo aos seis minutos do primeiro tempo, com o tento assinalado pelo atacante Diego Rosa. O time da casa perdeu o zagueiro Thiago Spice aos nove minutos da etapa final. O Remo chegou ao empate com o lateral-direito Wellington Silva, aos 43 minutos do segundo tempo. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcou o jogo de volta entre Remo e Manaus para a próxima quinta-feira (18), às 16h, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Quem vencer se garante na final da Copa Verde e, em caso de um novo empate, a disputa vai para os pênaltis. A outra semifinal da competição é entre Vila Nova (GO) e Brasiliense (DF).

O jogo: Tudo igual em Manaus!

O Remo tentou surpreender com Lucas Siqueira, que arriscou de longe, mas a bola foi fraca para a fácil defesa do goleiro Rafael Pitanga. Quem marcou foi o Manaus: após tabela pela esquerda, Erivelton cruzou na área para Diego Rosa, que mesmo caído mandou para o gol, aos seis minutos, 1 a 0. O Leão Azul respondeu e quase empatou com o atacante Wallace, que chutou forte para boa defesa de Rafael Pitanga.

Em outra tentativa do time remista, Marlon cruzou da esquerda e Lucas Siqueira cabeceou – a bola passou tirando a tinta da trave. Só dava Remo. Augusto recebeu passe e girou, mas a bola bateu na marcação e foi pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, o atacante Wallace dominou e finalizou, mas outra vez a bola foi para fora, sendo mais uma chance perdida pelo time azulino.

O Gavião do Norte voltou ao ataque e quase ampliou. Tiago Costa cruzou da esquerda, Diego Rosa fez o chamado corta-luz, mas Erivelton não chegou na bola, com a zaga remista cortando o perigo. Mais uma vez, o time amazonense jogou a bola na área do Remo, e depois do bate e rebate, a redonda sobrou para o chute de Vinícius Barba – o goleiro Vinícius salvou o Leão de tomar o segundo. 

Em um contra-ataque do Manaus, Diego Rosa lançou para Erivelton, que acabou não tendo domínio, facilitando para corte da zaga azulina. O Leão quase empatou depois que Felipe Gedoz cobrou escanteio: o goleiro Rafael Pitanga escorreu, mas Edvan conseguiu afastar o perigo. Na etapa final, o Remo começou assustando. Felipe Gedoz cobrou falta na área, e o zagueiro Kevem cabeceou firme em uma bola que passou muito perto da meta adversária.

Outra vez o Leão chegou com o garoto Wallace, que chutou para a boa defesa do goleiro Rafael Pitanga. Aos nove minutos, o zagueiro Thiago Spice, do Manaus, deu uma cotovelada no ataque Hélio Borges, do Remo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, recebendo o cartão vermelho. O Manaus chegou a marcar novamente, quando Douglas Lima cruzou para a cabeçada do zagueiro Ramon, que mandou para o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento.

O time da casa voltou ao ataque depois que Diego Rosa arrancou bem e tocou para o chute de primeira de Gabriel Davis, mas o meia do Gavião acabou isolando. Quem fez feio foi Dioguinho do Remo, que recebeu de Felipe Gedoz e chutou mal, mandando quase nas arquibancadas da Arena da Amazônia. O Leão chegou ao empate: Dioguinho recebeu passe dentro da área e chutou, o goleiro Rafael Pitanga rebateu e, na sobra, Wellington Silva mandou para o barbante, aos 43 minutos, 1 a 1.

O árbitro deu cinco minutos de acréscimo. O Remo quase virou o jogo quando o atacante Augusto ficou sozinho e o goleiro Rafael Pitanga saiu fechando sua meta, evitando o segundo tento azulino na partida. Placar final: Manaus 1 x 1 Remo.

FICHA TÉCNICA

MANAUS: Rafael Pitanga; Edvan, Luís Fernando, Thiago Spice e Tiago Costa; Vinícius Barba, Márcio Passos e Gabriel Davis (Gilson Alves); Erivelton (Ramon), Douglas Lima e Diego Rosa (Philip). Técnico: Luizinho Vieira

REMO: Vinícius; Wellington Silva, Keven, Rafael Jansen e Marlon; Pingo (Dioguinho), Lucas Siqueira e Felipe Gedoz; Hélio Borges, Wallace e Augusto. Técnico: Paulo Bonamigo.

  • Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf – MS
  • Assistente 1: Eduardo Gonçalves da Cruz – MS
  • Assistente 2: Leandro dos Santos Ruberdo – MS
  • Quarto Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Junior – AM
  • Cartões amarelos: Thiago Spice e Rafael Pitanga (Manaus); Wellington Silva e Lucas Siqueira (Remo)
  • Cartão vermelho: Thiago Spice (Manaus)
  • Gols: Diego Rosa, aos seis minutos do 1° tempo para o Manaus; Wellington Silva, aos 43 minutos do 2° tempo para o Remo
  • Local: Arena da Amazônia, em Manaus

Por Fábio Relvas