Redenção: Hemopa funcionará para coleta de sangue no Dia dos Namorados

O objetivo é aproveitar a data, dedicada ao amor, para um gesto de amor que salva vidas. O Hemopa de Redenção atender a 15 municípios da região do Araguaia
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A gestão do Hemonúcleo do Hemopa em Redenção, no sul do Para, promoverá, neste sábado (12), uma campanha referente ao Dia dos Namorados com o intuito de reforçar o estoque de sangue da unidade que tem a responsabilidade de atender a demanda transfusional da rede hospitalar de 15 municípios da região do Araguaia. A ação estratégica será realizada de 7h30 às 17h.

Segundo o gerente responsável pelo Hemonúcleo de Redenção (Henre), médico Ibélio Azevedo Serra, a equipe da unidade coleta, mensalmente, a média de 300 bolsas de sangue do voluntariado da região. Das coletas efetivadas, 54% de doadores são do público masculino e 46% do segmento feminino.

Para doar sangue, a pessoa precisar seguir os seguintes critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar mais de 50 kg; e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

O Hemopa explica que, quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Já para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Quem recebeu a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose.

Ainda de acordo com o Hemocentro, se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após 7 dias. O Hemonúcleo Redenção fica na Avenida Santa Tereza, S/N (Centro).  Durante a semana, o atendimento é feito das 7h às 12h30. Quem quiser saber mais informações sobre a campanha deste sábado ou sobre o processo de doação pode ligar para o número (94) 98414-3955.

Tina DeBord

Publicidade