Realizada a II Mostra de Experiências Exitosas da Secretaria de Saúde de Parauapebas

Os trabalhos apresentados tiveram ampla visibilidade podendo socializar experiências de projetos de sucesso com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações em saúde, entre assistência e gestão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Profissionais de Saúde Pública do Município participaram na tarde desta quinta-feira, 05, no plenário da Câmara Municipal, da II Mostra de Experiências Exitosas da Saúde de Parauapebas, promovido pela Prefeitura de Parauapebas por meio do Departamento de Educação na Saúde e Humaniza SUS. O evento contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, e Sociedade Ibero Latinoamericana  em Úlceras e Feridas, enfermeira Mara Blanck, ministrando sobre: Saúde do Trabalhador, Avanços e Desafios para o Sistema Único de Saúde –SUS.

Estiveram presentes profissionais da área da saúde, imprensa, o Assessor Executivo das Relações Institucionais, Pedro Alcântara, que na ocasião estava representado o Prefeito Municipal de Parauapebas, Darci Lermen, o Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde, Paulo Vilarinho, representando o Secretário Gilberto Laranjeiras, a Diretora do Departamento de Educação na Saúde e HumanizaSUS, Terezinha Guimarães, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonice de Oliveira, a Diretora da Atenção Primária em Saúde, Késia de Andrade, o Biólogo, Doutor em Psicobiologia, professor de Ensino Superior, João Soares, a Dermatologista, Cynthia Bittar, a Jornalista Amparo Borges e a Enfermeira representante do segmento Usuários no Conselho Municipal de Saúde, Laudia Maria.

Nesta II Mostra, foram apresentados quinze trabalhos desenvolvidos na atenção primária em saúde de média e alta complexidade, compartilhando vivências por meio de metodologias ativas, experiências colocadas em prática no cotidiano do desenvolvimento do trabalho, levando em consideração o perfil e saberes da comunidade. Os trabalhos apresentados tiveram ampla visibilidade podendo socializar experiências de projetos de sucesso com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações em saúde, entre assistência e gestão.

Para a SEMSA, este é um excelente momento para promover um espaço de troca de experiências e reflexões sobre gestão e organização de serviços na saúde,  que o processo de produção compartilhada possibilita reconhecimento de importantes instrumentos de qualificação da gestão e da atenção de nossos munícipes, para o fortalecimento desta rede. A Secretaria reflete a preocupação do prefeito Darci Lermen juntamente com o Secretário Gilberto Laranjeiras, em criar ações como está, que possibilita o profissional de saúde aprender e compartilhar experiências bem sucedidas.

A Diretora do Departamento de Educação na Saúde e Humaniza SUS – SEMSA, Terezinha Guimarães, falou da sua alegria com a realização da Mostra. “Os problemas são oportunidades para se mostrar o que se sabe, e nós estamos provando isso a cada dia. É com muita alegria que celebramos este momento, pois a saúde e a alegria promovem-se em conjunto e consequentemente nós somos impactados. Vale ressaltar que, o SUS passa por grandes dificuldades e em Parauapebas não é diferente, por esta razão, nós estamos aqui lutando por um bem maior, a saúde e o bem-estar de todos!”.

A enfermeira Mara Blanck parabeniza os gestores de Parauapebas pela realização do evento. “Eu gostaria de parabenizar o Prefeito Municipal de Parauapebas, Darci Lermen, o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras e a equipe do Departamento de Educação em Saúde e HumanaSUS, pela realização deste evento de tamanha grandeza. Esta troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde, traz fortalecimento estratégico e aprimoramento do sistema Único de Saúde, assim, ganha os profissionais de saúde e consequentemente ganha os usuários.”

Ganhadores:

De acordo com a escolha dos jurados, os trabalhos ganhadores foram:

1º Lugar:

Horta comunitária na Unidade Básica de Saúde Liberdade.

Autores/Cautor: Hellen Keyla/Clicia Silva Sales.

Premiação: Viagem para Abaetetuba – Pará

2º Lugar:

Do físio ao digital: Rede social como rede de prevenção.

Autores/Cautor: Murilo Carvalho Alves.

Premiação: Um notebook.

3º Lugar:

Projeto Andança na UFS Fortaleza.

Autores/Cautor: Lívia das Graças Serra de Melo/Patrícia Aparecida Cezarino.

Premiação: Um Tv.

Publicidade