Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Filas nos Bancos
Nesta quinta-feira (27), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon de Parauapebas operacionalizou fiscalização para verificar o cumprimento da Lei Municipal 4.449/2011 que estabelece o prazo máximo de 20 minutos de permanência dos clientes em filas de agências bancárias, podendo ser prorrogado até 30 minutos em dias de pagamentos de proventos. A equipe do Procon foi dividida em quatro grupos, e realizou as fiscalizações às dez e meia da manhã, simultaneamente, nas seguintes agências bancárias: Banco do Bradesco, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Banco do Estado do Pará e Banco Itaú.

Na conta
A prefeitura de Parauapebas efetuou hoje o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de fevereiro de 2013.

CCZ
Segundo o diretor Departamento de Vigilância em Saúde de Parauapebas, Marcelo Claudio Monteiro da Silva, a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no município é uma prioridade do prefeito Valmir Mariano. O alcaide teria exigido agilidade na elaboração do projeto e aquisição de área para edificação do prédio da repartição pública. Ainda segundo o diretor, na última campanha foram vacinados em Parauapebas aproximadamente 16 mil gatos e 24 mil cães em poder de seus donos.

Semáforo
Durante a sessão de ontem na Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Charles Agnelo Borges Segundo, do PSD, apresentou requerimento para que a PMP providencie a instalação de um semáforo no cruzamento da Rodovia Faruk Salmen com a Rua Marcos Freire. Esta solicitação já foi feita em outras gestões, porém nunca chegou a sair do papel. Quem sabe agora, com o pedido sendo feito por um vereador do partido do prefeito, a solicitação seja atendida. O requerimento foi aprovado pelo plenário.

Convocação
Outro requerimento proposto, o de N° 15/13, apresentado pela vereadora Eliene Soares (PT), não foi aprovado. A proposição pedia a convocação do secretário de planejamento Célio Costa para prestar esclarecimentos sobre denúncias de realização de gastos públicos sem o devido processo licitatório, mas a maioria decidiu que a medida ideal seria um pedido formal da mesa diretora solicitando explicações por escrito.

BRT
O promotor de justiça Raimundo de Jesus Coelho de Moraes, acompanhado de técnicos do MPE participa hoje às 18 horas no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – de Audiência Pública que analisará e debaterá os projetos em nível estadual e municipal sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), sistema modal de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB). O prefeito de Belém Zenaldo Coutinho presidirá a Audiência Publica acompanhado de gestores dos órgãos municipais.

BRT II
O BRT é alvo de Ação civil pública (ACP) por atos de improbidade administrativa, ajuizados pelo MPF e MPE. No caso do MPE o promotor de justiça Nelson Pereira Medrado, ajuizou na 1ª Vara da Fazenda Pública. A ação do MPE demonstra que a PMB cometeu diversas irregularidades relacionadas ao projeto do Bus Rapid Transit (BRT) nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. Segundo apurado pelo MPE, as irregularidades começam desde o processo de licitação. Tudo isso na gestão anterior do prefeito Duciomar Costa.

BRT III
Na ACP o MPE pede a concessão de medida liminar de indisponibilidade de bens de Duciomar e dos membros da CPL Eunice Aguiar do Nascimento Kikuchi, Suely Costa Lima de Melo, Maria do Socorro de Oliveira Rodrigues e Jorge Martins Pina. A ACP também pede o ressarcimento ao erário no valor de R$ 69.936.087,00. Além disso, foi solicitado que os acusados sejam condenados às sanções do artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa ( Lei nº 8.429/92).

Mais Educação
Diretores e coordenadores das escolas municipais de Parauapebas participaram ontem (26) do lançamento do Programa Mais Educação que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (Semed), no Centro Administrativo. Em Parauapebas, 24 escolas municipais – sendo 13 da zona urbana, oito da zona rural e três indígenas – estão envolvidas nas ações do Programa. O secretário-adjunto de Educação, Shirlean Rodrigues, participou do evento e ressaltou a importância do Mais Educação na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, quando os alunos participam de atividades de esporte, lazer, danças, letramento, oficinas de arte e aulas de informática.

Enchentes
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) estima que cerca de 100 famílias devam ser remanejadas para abrigo público este ano, em virtude das enchentes. A previsão leva em consideração um levantamento realizado pela repartição, que já adotou medidas para atender aos atingidos pelas cheias. Segundo Pedro Jaques, coordenador da Defesa Civil, o abrigo público que irá receber as famílias está em fase final de construção, no bairro Cidade Jardim. A área de 1.100 m2 receberá infraestrutura necessária para acolher as famílias.

AIDS
Em razão da estrutura existente em Parauapebas para diagnóstico e tratamento de pessoas portadoras de HIV, AIDS e outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pretende transformar o município de Parauapebas em referência estadual na área. A estrutura oferecida pelo município é composta pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, sendo eles: nutricionista, clínico geral, ginecologista, pediatra e infectologista.

AIDS II
Em 2012 o município registrou 44 casos de HIV e 29 casos de aids. Já este ano, foram diagnosticados cinco casos de HIV (soropositivo), sendo quatro homens e uma mulher. Dos cinco casos deste ano, quatro foram diagnosticados pelo CTA e um no hospital municipal. Atualmente, cerca de 250 pessoas fazem tratamento de HIV, aids e outras DSTs no CTA.

Tião Miranda
Quem esteve ontem em Parauapebas foi o deputado estadual Tião Miranda. Ele esteve na Câmara Municipal de Parauapebas reunido com os vereadores e depois seguiu para o Morro dos Ventos para ter uma longa conversa com o prefeito Valmir Mariano. A visita de Jatene a Parauapebas foi um dos temas tratado pelo deputado, que é o articulador das ações governamentais no sul do Pará.

4 comentários em “Rapidinhas

  1. jorge saraiva Responder

    Programa Mais Educação. este está implantado no município de Parauapebas desde 2011. findou o ano letivo de 2012 com 15 escolas contempladas por este Programa. este ano foi ampliada a adesão de mais escolas e será este o processo até que todas as escolas publicas do Brasil implantem o novo modelo de Educação Integral objetivado pelo Governo Federal. o Programa supracitado é por assim dizer, a porta de acesso das escolas à Educação Integral. “lançar” este Programa em Parauapebas, não passa de um aberrante anacronismo, desprovido de informações consistentes. se quer vc falar de relançamento em outros moldes de propaganda, aí sim será uma outra conversa. não se lança o que ja existe de fato e com resultados positivos comprobatórios da aprendizagem dos estudantes participantes do Programa.

  2. Anônimo Responder

    Não precisa ser técnico em trânsito pra saber que na rodovia faruk salmen com rua marcos freire precisa de semáforo! mas a solicitação não foi atendida por que não é o vereador que determina a colocação de sinalização semafórica nas nem qualquer outro tipo de sinalização! No dmtt existe um setor chamado engenharia de trânsito pra se fazer estudos e regulamentar as vias!

  3. Paulao Madeirada Responder

    Alguem buzinou no ouvido da Eliene e pediu para ela fazer algo…kkkk Os seus leitores estão te esperando

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: