Projeto Mais Cacau leva orientação para agricultores de 15 municípios paraenses

Mais de 1400 produtores de regiões da Transamazônica e Baixo Tocantins recebem assistência técnica para melhoria da produção de cacau.

Continua depois da publicidade

O Projeto de Assistência Técnica e Gerencial ‘Mais Cacau Incentivo’ levou acompanhamento técnico a 1.450 produtores do estado. A ação é também uma porta de entrada para a produção de um cacau de melhor qualidade e melhor geração de renda.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio de prefeituras municipais envolvidas no projeto. O trabalho recebe recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

Durante 15 dias seguidos, os técnicos do Senar realizaram uma programação do projeto em 15 municípios, com o objetivo de informar os produtores rurais sobre a iniciativa. A ação se dividiu em duas regiões do estado. De 18 a 27 de outubro, foram visitados os municípios localizados na extensão da Transamazônica: Brasil Novo, Uruará, Placas, Novo Repartimento, Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Altamira.

Em seguida, de 28 de outubro a 1º de novembro, mais quatro municípios, desta vez, da Região de Integração do Baixo Tocantins: Baião, Igarapé-Miri, Mocajuba e Cametá. No período, houve o cadastramento de novos produtores, além do repasse de informações de como funciona a assistência técnica continuada. Com a proposta de uma vez ao mês, durante dois anos, um técnico do Senar visitar as propriedades selecionadas para dar as orientações sobre as boas práticas.

Com informações da Sedap