Priante e Cristiano Vale são eleitos para presidir Comissão de Desenvolvimento Urbano e da Amazônia

Deputados foram indicados pelos seus partidos e eleitos pelos pares
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Brasília – A Bancada do Pará emplacou nesta quarta-feira (10), dois de seus parlamentares, presidentes de importantes comissões na Câmara dos Deputados.

Indicado pelo MDB, o deputado federal José Priante (PA) assume a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), enquanto que o deputado Cristiano Vale, indicado pelo PL foi eleito para presidir a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados. Os dois deputados paraenses ficarão a frente dos colegiados para mandato de um ano.

A presidência das comissões é distribuída entre os partidos de acordo com o número de deputados de cada um. Eles também indicam os integrantes das comissões. A CDU é composta por 18 titulares e 18 suplentes.

Como novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), da o deputado José Priante agradeceu seu partido, o MDB, pela indicação do seu nome ao cargo, e aos colegas deputados por terem confiado mais uma vez no trabalho dele.

Em seu discurso o deputado também fez uma fala especial ao povo do Pará, dizendo que como representante do estado é uma honra ter mais uma oportunidade de trabalhar para atender as demandas da população paraense e de todo país. “Me sinto honrado e preparado para presidir esta comissão e debater temas tão importantes para o meu estado e para o Brasil, como saneamento básico, mobilidade urbana e tantos outros”, disse Priante.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano é responsável por analisar os projetos de lei apresentados pelos parlamentares, pesar e medir seus prós e contras, e emitir um parecer que contemple os anseios da sociedade e o desenvolvimento da nação. Os três principais temas discutidos na CDU são: a Habitação, o Saneamento e a Mobilidade Urbana.

Comissão da Amazônia

O deputado Cristiano Vale está em seu primeiro mandato e atuava anteriormente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Nascido em Manhuaçu (MG), em 1970, Vale é pecuarista. Foi prefeito de Viseu (PA).

Após ser eleito, Cristiano Vale lembrou que é filho do ex-deputado Anivaldo Vale, “um dos criadores dessa comissão”. O parlamentar quer contribuir para a Amazônia no momento difícil de pandemia de Covid-19. “Vamos juntos construir uma pauta positiva para o País”, afirmou.

A eleição dos vice-presidentes do colegiado será realizada em outro momento.

Atribuições

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia debate e vota assuntos relativos a planos regionais de desenvolvimento econômico e social e à região amazônica, incluindo assuntos indígenas, caça, pesca, fauna e flora, exploração dos recursos minerais, vegetais e hídricos e desenvolvimento sustentável.

Em 2019, a comissão foi presidida pelo deputado Átila Lins (PP-AM), e em 2020 não funcionou devido à pandemia de Covid-19.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.