Prefeitura vai construir cantinas e estacionamento na portaria de acesso à Carajás

Custo do pacote com vaga para carros e motos, seis cantinas, novo piso e sinalização é de R$ 1,67 milhão. Semob diz que tem imóvel que precisará ser desapropriado para início do serviço.

Continua depois da publicidade

O governo do segundo município mais rico do Pará abriu licitação de tomada de preços para contratar a empresa que vai executar serviços na área externa da portaria de acesso ao Núcleo Urbano de Carajás, a famosa “portaria da Vale”. A informação levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), conforme você pode conferir aqui.

A abertura das propostas comerciais está prevista para a próxima semana (dia 17) e o valor estimado da empreitada é de R$ 1,672 milhão, conforme memorial descritivo elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), pasta responsável por organizar a tomada de preços. O governo fechará contrato de oito meses para o serviço, mas quer a obra pronta em seis. No local da execução do empreendimento público há edificações que precisam ser demolidas, mas a Semob alega que solicitou ao setor competente da prefeitura, por meio de dois memorandos, a desapropriação de imóvel para iniciar os trabalhos.

A Prefeitura de Parauapebas justifica que a entrada principal da portaria de acesso ao Núcleo Urbano é área de grande movimento de pessoas e veículos que visitam a Floresta Nacional de Carajás, residem no núcleo, embarcam no aeroporto da Serra dos Carajás e trabalham na área da mineradora multinacional Vale. O perímetro da portaria, alega a administração, encontra-se degradada e com necessidade de ampliação de estacionamento, bem como criação de áreas de interação e convivência para os usuários.

Segundo o secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira, o espaço para estacionamento de carros e motos foi repensado e projetado incluindo novas sinalizações horizontal e vertical. “As obras de reurbanização contarão com a construção de rampas e piso tátil direcional, assim como construção de seis cantinas adequadas a atender ao público, com condições de higiene e dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Além disso, será construído novo ponto de embarque de vans”, anuncia.

O titular da Semob lembra que a intervenção é anseio da comunidade que, por diversas vezes, solicitou os serviços à pasta temendo, principalmente, pela segurança no perímetro da portaria. A área técnica da secretaria esteve no local para realizar levantamentos e confirmou a necessidade de executar o projeto. Se tudo correr bem, em 2021 a obra será entregue.