Prefeitura de Parauapebas se mobiliza para garantir Selo Unicef

Darci Lermen também quer bis do prêmio “Prefeito Amigo da Criança” e, para isso, seu gabinete vai coordenar comissão intersetorial composta por várias secretarias e diversos conselhos

Continua depois da publicidade

Uma medida publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial de Parauapebas cria uma frente de trabalho para garantir a certificação do Selo Unicef para o município e, também, para que o prefeito Darci Lermen conquiste novamente o selo de “Prefeito Amigo da Criança”. O Decreto 113/2022, de 9 de fevereiro, instala comissão intersetorial para o desenvolvimento de ações que visem ao cumprimento de metas estipuladas pela Fundação Abrinq. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

O Selo Unicef é iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, criado em 1998 para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia brasileira. Já o programa “Prefeito Amigo da Criança” foi criado pela Fundação Abrinq em 1996 e tem como objetivo mobilizar, comprometer e apoiar as gestões municipais na implementação de políticas públicas de proteção integral a crianças e adolescentes.

Em junho do ano passado, o município de Parauapebas assumiu compromisso de implementar gestão de excelência em políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência e proteção social, entre outras, voltadas para crianças e adolescentes, por meio do termo de adesão ao Selo Unicef com vigência de 2021 a 2024.

Para alcançar êxito, o prefeito Darci ordenou agora a criação da comissão intersetorial composta pelas figuras do articulador municipal, mobilizadores de adolescentes e representantes (titular e suplente) de secretarias como Governo (Segov), Educação (Semed), Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas), Esporte e Lazer (Semel), Cultura (Secult), Mulher (Semmu), Segurança Institucional (Semsi), entre outras pastas da estrutura da Administração, além de conselhos como o dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap), Juventude (Comjuv) e os conselhos tutelares.

O Gabinete do Prefeito Darci será o coordenador da comissão, cujas atividades, aliás, serão realizadas em horário de expediente normal e seus representantes não serão remunerados. O trabalho da equipe é considerado de relevante interesse público.

Darci, amigo da criança

Em 2020, o prefeito Darci Lermen foi contemplado com o selo “Prefeito Amigo da Criança”, em reconhecimento a sua dedicação e ao cumprimento de todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. De 848 municípios avaliados à época, 125 tiveram o reconhecimento. No Pará, dos 144 municípios, apenas Parauapebas e mais três — Santarém, Paragominas e Abaetetuba — obtiveram o reconhecimento.

Os municípios que participam do Selo Unicef se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas:

  • 1) desenvolvimento infantil na primeira infância;
  • 2) educação de qualidade para todos;
  • 3) desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;
  • 4) hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;
  • 5) oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;
  • 6) prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e
  • 7) famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.