Parauapebas

Prefeitura de Parauapebas planeja entregar 24 novas escolas à comunidade até final de 2014

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), planeja entregar à comunidade, 24 novas escolas de educação infantil e ensino fundamental até o final do ano …

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), planeja entregar à comunidade, 24 novas escolas de educação infantil e ensino fundamental até o final do ano que vem, acabando de vez com os atuais anexos espalhados pela cidade.

Já no final de 2015, a pretensão do governo municipal é por fim ao horário intermediário, das 11 às 15 horas, com a construção das novas escolas. As informações foram passadas nesta semana pelo engenheiro civil André Luiz Villar Moreira, da Subcoordenadoria de Educação da Semob.

Na atual gestão municipal, o prefeito Valmir Queiroz Mariano já inaugurou as escolas Bep-Tum Xikrin, Bep-Karotixikrin e MoikoXikrin, localizadas respectivamente nas aldeias indígenas Odjãã, Djudjekô e Kateté, ofertando ensino fundamental com todas as disciplinas determinadas pelo Ministério da Educação (MEC), além de disciplinas específicas da cultura indígena.

As três novas escolas inauguradas contam com amplas salas de aula, sala de informática, sala de leitura, refeitório e quadra poliesportiva, com mais de 30 professores e um intérprete. Juntas, as escolas atendem mais de 500 alunos.

Escolas prontas
As próximas escolas que já se encontram prontas, e que devem ser inauguradas brevemente pelo prefeito municipal, estão localizadas nos bairros Bela Vista (uma de educação infantil e outra de ensino fundamental), Palmares II (educação infantil) e na zona rural (ampliação da escola fundamental 12 de Outubro).

Encontram-se em fase de conclusão as obras das escolas dos bairros Rio Verde (ensino fundamental), Liberdade (uma de educação infantil e outra de ensino fundamental), Residencial Amazônia (ensino fundamental), Minérios (ensino fundamental), Palmares II (ensino fundamental), Palmares Sul (educação infantil), Jardim Canadá e Casas Populares II (pró-infância), totalizando nove novas unidades.

Escolas modelo
Com relação à construção de novas escolas em moderno modelo de engenharia civil, a Semob já concluiu projeto para concepção de oito unidades e encaminhou para processo de licitação e contratação das empresas construtoras.

Essas modernas escolas vão ser construídas nos bairros dos Minérios (educação infantil), Ipiranga (uma educação infantil e outra de ensino fundamental), Vila Rica (educação infantil), Beira Rio II (ensino fundamental) e Nova Carajás (educação infantil e duas de ensino fundamental).

Nesse novo modelo de escola, cada unidade destinada à educação infantil vai ser construída com dez salas de aula (25 alunos por sala), em prédio térreo, e a de ensino fundamental com 16 salas (35 alunos por sala), em estrutura de três pavimentos. A luz natural será aproveitada em todos os prédios que contarão também com sistema de vídeo monitoramento.

Reforma e ampliação
Dentro da etapa de reforma e ampliação de prédios escolares já existentes, atualmente sete escolas de educação infantil e 24 de ensino fundamental recebem este tipo de serviço, possibilitando mais comodidade para os segmentos docente e discente.

Convém ressaltar que todas as escolas que passam por processo de reforma e ampliação vão ser contempladas com poço artesiano, sistema compacto de tratamento de esgoto, quadra poliesportiva coberta, cozinha industrial e adaptação para acessibilidade.

A Semob está realizando também a climatização das últimas três escolas de educação infantil e quatro de ensino fundamental, deixando todas as unidades escolares do município dotadas de ar condicionado, proporcionando bem estar para professores e alunos.

Fonte: ASCOM PMP

·

4 comentários em “Prefeitura de Parauapebas planeja entregar 24 novas escolas à comunidade até final de 2014

  1. FranciscoRamalhoRamalho Responder

    Todos pra mi São iguais mais antes de condena vamos jugar .gente mi ajudar a rua 08 está orive ze Dudu vei aqui

  2. luciana Responder

    Ate que fim escolas dignas em Parauapebas, maioria das escolas funcionavam em prédios alugados e precários. Parabéns ao prefeito Valmir que começou a olhar para educação do municipio.

  3. ANONIMO Responder

    É bom lembrar que maioria dessas escolas foram entregues ao atual prefeito quase em fase de conclusão pela gestão Darci. As escolas das Casas populares I e Jardim Canadá, recursos do governo federal, foram conseguidos pela Lidiane Pereira, quando trabalhou na Semed em 2010.
    Então caros leitores, nada de novo apresentado pelo sr. Valmir.

Deixe seu comentário