Prefeitura de Eldorado vai contratar junta médica para cuidar da população

Não há um médico concursado sequer para atender os 35 mil habitantes. Por isso, moradores se veem aperreados para tratar questões urgentes, como exames e procedimentos cirúrgicos

Continua depois da publicidade

De hoje (23) até 16 de setembro, o governo de Iara Braga vai receber documentos da chamada pública aberta pela Prefeitura de Eldorado do Carajás com vistas a contratar uma junta de serviços médicos e de enfermagem para garantir atendimentos, consultas especializadas, exames e cirurgias à população local. Os valores a serem pagos por 56 tipos de procedimentos distintos estão sob sigilo, para resguardar as propostas comerciais a serem recebidas durante a licitação. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu.

A ideia é contratar um combo que contemple ao menos um plantão de enfermagem e oito plantões médicos em diversas especialidades, como anestesiologia e cirurgia geral; consultas para 12 tipos diferentes de profissionais, como pediatra e cardiologista; 14 tipos de exames, entre eles a endoscopia e o eletrocardiograma; 15 tipos de cirurgias, como de catarata e laqueadura; e serviços clínicos diversos.

A gestão de Iara Braga diz ser notória a necessidade de contratação de profissionais da área médica para atuarem no Hospital Municipal de Eldorado do Carajás, devido à elevada demanda de atendimentos. A chamada pública seria, assim, uma mão na roda para a contratação de serviços médico-hospitalares e ambulatoriais para atender a população de Eldorado, em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), com vista a facilitar o acesso aos usuários do serviço público.

“Tais serviços são indispensáveis para que o funcionamento do hospital municipal se dê a contento, visto que a procura por atendimentos médicos especializados é crescente”, explica a prefeitura, em justificativa que acompanha o edital do credenciamento das empresas interessadas em prestar serviços. Não há um médico sequer concursado em Eldorado para atender os 35 mil habitantes.

Dessa forma, o serviço a ser contratado visa assegurar a prestação de serviço em caráter temporário, objetivando o aumento da capacidade de realização de procedimentos e de atendimento à população, a redução na fila de espera, bem como maior qualidade, eficácia e efetividade no atendimento aos pacientes.