Prefeito, vice e vereadores empossados em Parauapebas prometem unir esforços pela população

Todos os discursos foram voltados para os graves problemas que a cidade ainda enfrenta nos setores da Saúde, Saneamento e Habitação. O prefeito Darci Lermen disse que será incansável na busca de recursos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Em sessão que começou por volta das 11h, no Plenário da Câmara Municipal, e se estendeu até as 15h, tomaram posse neste dia 1º, em Parauapebas, o prefeito reeleito Darci José Lermen (MDB), o vice-prefeito João José Trindade (PDT) – João do Verdurão, e os 15 vereadores do Legislativo Municipal. A sessão foi presidida pelo vereador Zacarias Marques (PP), o mais velho da Casa.

Primeiramente, ele deu posse ao prefeito e ao vice. Em seguida, foram empossados os vereadores para a nova legislatura. Por último, ocorreu a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

O vereador Ivanaldo Braz Simplício (PDT) foi eleito, por aclamação, presidente da Câmara. Os demais cargos ficaram assim: vice-presidente – Josemir Santos Silva (PROS); primeiro-secretário – Rafael Ribeiro Oliveira (MDB); e segundo-secretário – Zacarias de Assunção Vieira Marques (PP).

A nova Câmara é composta pelos vereadores: Aurélio Ramos de Oliveira Neto (PSD) – Aurélio Goiano; Eleomarcio Almeida de Lima (PROS) – Léo Márcio; Elias Ferreira de Almeida Filho (PSB) –Elias da Construforte (PSB); Eliene Soares de Souza (MDB); Elvis Silva Cruz (MDB) – Zé do Bode; Francisco Eloecio Silva Lima (Republicanos); Israel Pereira Barros (PT) – Miquinha; Ivanaldo Braz Simplício (PDT); Joel Pedro Alves (PDT) – Joel do Sindicato; Josemir Santos Silva (PROS); Josivaldo Antônio da Silva (PP) – Josivaldo da Farmácia; Leandro da Silva Mendes (PROS) – Leandro do Chiquito; Luiz Alberto Moreira Castilho (PROS); Rafael Ribeiro Oliveira (MDB); e Zacarias de Assunção Vieira Marques (PP).

Em seus discursos, os 15 vereadores mostraram preocupação com as várias carências que boa parte da população de Parauapebas enfrenta. À unanimidade, se comprometerem em unir esforços no sentido de trabalhar junto com o Executivo para melhorar a situação de setores como Saúde, Saneamento e Habitação.

Os novatos, bastante empolgados, prometeram honrar os votos que os fizeram chegar ao Legislativo, com muito trabalho e fiscalizando a aplicação de cada centavo do recurso público, para que o povo tenha direito ao que é seu.

Um dos novos vereadores, ouvido pela Reportagem do Blog, Eleomarcio Almeida de Lima (PROS) – Léo Márcio, disse que tem 18 anos no serviço público. Afirmou que é professor concursado, agente de trânsito concursado, já foi diretor de várias escolas, gestor da Faculdade Pitágoras e dá aulas na Ufra.

“Já tenho um conhecimento do serviço público e, como vereador, meu projeto é levar ao mais necessitado aquilo que ele precisa. Conheço todos os bairros da cidade. Tive quase 2.300 votos de pessoas que acreditam nos meus projetos.  Hoje, não sou somente um vereador, hoje sou um servidor do povo, a voz de uma cidade com mais de 200 mil habitantes. Cabe a mim fazer diferente e fazer com que o direito do povo chegue até o povo”, afirmou. 

O prefeito Darci Lermen também demonstrou grande preocupação com a Saúde, o Saneamento e falta de moradia e prometeu fazer investimentos pesados para resolver o problema da falta de água na cidade, anunciou a conclusão do Prosap e também disse que está envidando esforços para a implantação da Universidade Municipal.

Em rápida coletiva após a solenidade, Darci disse que, do quarto mandado dele, a “população pode esperar um prefeito trabalhador, que não para, que não vai medir esforços, que vai andar dia e noite” atrás de recursos para poder trazer grandes projetos para o município: “Nós queremos dizer aqui que os programas sociais vão continuar sendo fortes para ajudar àqueles que mais precisam, os mais pobres. E, em particular, quero dizer aqui que esse vai ser o mandato do saneamento básico. Nós vamos terminar o Prosap e vamos engatar mais outros projetos importantes que vão transformar a vida da nossa cidade em antes e depois”.

O vice-prefeito João do Verdurão discursou após empossado e, em sua fala, fez um breve retrospecto de sua chegada a Parauapebas, em 1988, como motorista de caminhão, e depois quando fixou residência na cidade, em 1993. Falou sobre o carinho que a população do município tem por ele, elogiou a união dos integrantes da Câmara Municipal de Marabá, a cordialidade com que tem sido tratado pela classe política, um meio ao qual jamais imaginou pertencer. E disse que é preciso trabalhar para que não só Parauapebas, mas a região ocupe posição de destaque que merece.       

Também ouvido pelo Blog, o vereador Ivanaldo Braz Simplício, que está em seu terceiro mandato e vai presidir a Câmara Municipal pela segunda vez, elogiou o trabalho dos presidentes que o antecederam, Luiz Castilho e Elias da Construforte, mas disse que, ao longo do tempo, fará alguns ajustes “porque cada presidente tem uma forma de trabalhar”.

Quanto aos novos vereadores, todos empolgados e motivados, Braz disse que é muito bom trabalhar com pessoas motivadas e disse que vai cooperar para que eles possam colocar em prática seus projetos, mas ponderou que muitos chegam imaginando que podem fazer coisas que são atribuição do Executivos e esses serão orientados para que possam desempenhar um bom mandato.

(Tina Santos)