Prefeito Jeová Andrade presta contas de seus trinta primeiros dias de gestão

O auditório da Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás ficou lotado na última segunda-feira, 04, ocasião em que o prefeito Jeová Andrade (PMDB) fez sua primeira prestação de contas. …

O auditório da Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás ficou lotado na última segunda-feira, 04, ocasião em que o prefeito Jeová Andrade (PMDB) fez sua primeira prestação de contas.

DSC_6075Jeová Andrade juntamente com seu secretariado e diretores municipais compareceu à plenária da Câmara de vereadores para prestar contas de seus primeiros trinta dias de gestão. Sociedade em geral, lideranças politicas, representantes de entidades, imprensa local e regional marcaram presença no evento.

Numa demonstração de respeito e comprometimento, o prefeito iniciou sua fala enfatizando sobre o anseio da sociedade por melhorias, por desenvolvimento e também sobre o seu desejo pessoal em não frustrar a sociedade quanto às expectativas e anseios com relação às mudanças e transformações esperadas.

Na ocasião, Jeová apresentou o vereador Wilson dos Reis (PMDB) como líder do governo na Câmara, esclarecendo que sua escolha é fruto de discussões e decisões do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e que todos os parlamentares têm o mesmo valor e importância em sua gestão.

Sobre a situação em que assumiu o município, ele disse não ter ficado surpreso, pois já era de se esperar problemas como a dívida pública de Canaã que ultrapassa a casa dos 60 milhões de reais, principalmente junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em que é a maior, cerca de 50 milhões de reais. “Precisamos sanar as dívidas do município para angariarmos recursos junto ao Governo Federal e promover as melhorias necessárias em nossa cidade, pois somente após essa negociação será possível conseguir recursos e/ou aprovar quaisquer projetos. Ciente da necessidade de abrir as portas de Canaã para a entrada de mais recursos, já estivemos em Brasília, negociando o parcelamento desta divida”, relatou.

Educação
Não hesitando em apresentar os reais problemas encontrados, Jeová falou sobre a falta de carteiras escolares para o início do ano letivo, reiterando que já foi providenciada a aquisição de 1500 novas unidades com fibra. Elogiou a iniciativa e atuação dos profissionais da educação pela promoção da Semana Pedagógica, realizada entre os 21 a 25 de janeiro com o tema: “Planejamento pedagógico – Gerenciamento das Aprendizagens Significativas na Educação Transformadora”, e esclareceu sobre os atrasos no início do ano letivo em algumas unidades educacionais em função da necessidade de se realizar reformas e/ou reparos estruturais, elétricos, hidráulicos, a exemplo da escola Alegria do Saber que já se encontrava interditada pelo Conselho de Educação visto a precariedade e riscos aos quais expunha alunos e educadores.

Infraestrutura/obras
Com relação ao quase isolamento da população rural em função da precariedade das estradas vicinais com pontes danificadas, Jeová disse que a prefeitura, através da secretaria de obras, já providenciou os reparos necessários de diversas pontes em estradas vicinais, dentre estas, a ponte que liga Canaã à PA 150. Também já foram encomendados 110 metros de eco pontes (pontes metálicas com durabilidade mínima de pelo menos 50 anos) para garantia da trafegabilidade e escoamento da produção aos produtores rurais do município.

Ainda com relação às obras de infraestrutura, agradecendo ao bom desemprenho e eficiência do secretário de obras, Jeová discorreu sobre o interesse do governo em melhorar o aspecto eco paisagístico da cidade o quanto antes, enfatizando que já foram recolhidos mais de 1600 caminhões de lixo e entulhos das ruas. “Mesmo com o empenho das secretarias e departamentos, as ruas de Canaã ainda estão longe de ser o que precisamos e esperamos. Porém, é importante dizer que o espírito de unificação em prol de uma causa única prevalece. Toda a equipe do governo trabalha no esforço único de prestar um serviço de qualidade e que venha a atender os anseios dos cidadãos canaaenses”.

Desenvolvimento Rural
Em visita a Belém, o prefeito se reuniu com Roberto Kill, Assessor da Presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e com o Secretário Geral do Programa Terra Legal, Sérgio Lopes, ocasião em que discutiu sobre a necessidade da regularização fundiária no município, tanto na área urbana quanto na rural.

Enfatizou que a Secretaria de Agricultura do município está em fase de conclusão do Projeto de Agricultura Familiar Sustentável “Vale Produzir”, que está realizando visitas técnicas, dentre estas, à Secretaria de Agricultura de Parauapebas, Vila Planalto, Fazenda Santa Bárbara, Santa Lúcia, VS`s 47 e 21, acampamento Jerusalém, dentre outra ações. Além disso, já concluiu o levantamento da situação de todos os feirantes, uma vez que é de interesse do governo, a construção da Feira do Produtor.

Apesar do pouco tempo à frente da gestão de Canaã dos Carajás, muitos problemas já foram ou estão sendo sanados, a exemplo da efetivação do pagamento da folha dos servidores públicos, referente ao mês de dezembro no valor de R$ 2.116.526,00. Com relação ao assunto, o prefeito fez questão de destacar que ao realizar o pagamento da folha, teve-se o cuidado de depositar o INSS que, a partir de agora, será rigorosamente depositado. “Não é justo descontar do servidor e não depositar. Em nossa gestão, centavo por centavo de todo INSS recolhido do servidor, assim como, a obrigação patronal será depositado”. Reforçou ainda, que é de interesse do governo e dentro de curto prazo sentar com as categorias para discussão do um reajuste salarial, defasado há mais de 4 anos.

Um dos momentos calorosos do evento foi quando do anúncio feito pelo prefeito sobre seu interesse em realizar o concurso público até o mês de julho e que havendo a possibilidade, o concurso anteriormente realizado poderá ser cancelado.

Desenvolvimento Social
Com relação às ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, já se encontram em funcionamento, o SINE, CREAS, CDI, emissão de CTPS`s, e através do convênio firmado com o Governo do Estado, já fora o Pró Jovem no município com os cursos de construção e reparos, elétrica, mecânicas e alimentação.

FIEPA
Demonstrando-se engajado, Jeová Andrade não tem medido esforços na luta em defesa dos interesses de Canaã dos Carajás. Em visita a Belém, o prefeito visitou a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), para estudo da viabilidade de implantação do Distrito Industrial de Canaã dos Carajás, no intuito de agregar ainda mais valor ao potencial econômico do município, possibilitando a entrada de mais empresas e, consequentemente, promovendo a geração de mais emprego e renda.

Delegacia Geral do Estado
Outra medida adotada pelo gestor municipal de Canaã dos Carajás foi garantir a implantação do Sistema de Expedição de Cédulas de Identidade no município. O convênio entre prefeitura e Delegacia Geral do Estado já foi assinado pelo prefeito e em breve a população de Canaã não mais precisará se deslocar para esta finalidade.

Detran
Também enalteceu os ânimos dos presentes o relato do prefeito sobre sua visita ao DETRAN de Belém na busca de parceria para a regularização imediata do trânsito na cidade. “Em se tratando de governo, não podemos ser omissos com relação aos caos em que se encontra o trânsito em Canaã. Esta média de 20 a 30 acidentes diários precisa ser modificada. Adotaremos todas as medidas necessárias para garantir um trânsito seguro. Nossa cidade não é mais vila, nossa cidade cresceu e nosso povo não pode continuar perdendo a vida ou ficando paraplégico em função de acidentes que podem ser evitados. Lei seca será implantada, motoristas serão multados, perderão pontos ou a própria Carteira de Habilitação e havendo necessidade, presos serão”, finalizou.

O Departamento Municipal de Trânsito de Canaã dos Carajás já está realizando o levantamento dos pontos mais críticos para implantação de sistemas de sinalização e construção de quebra molas dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério do Transporte. Também se encontra em desenvolvimento uma Campanha com o tema: Bebida e Direção – Caia Fora Dessa – para o Carnaval 2013. Esta campanha tem por objetivo alertar o condutor sobre os riscos da mistura álcool e direção.

Ações para o futuro

  • Apoio ao Carnaval;
  • Construção de novas unidades educacionais;
  • Construção e ampliação de creches;
  • Realização do Concurso Público;
  • Ampliação e regularização da rede de energia tanto na área urbana quanto rural;
  • Construção da Feira do Produtor Rural;
  • Construção de 2 escolas;
  • Priorização da construção dos prédios públicos (Prefeitura); e
  • Ordem à cidade. Aplicação do Código de Posturas do município, uso de logradouros públicos, estabelecimento de horários para o funcionamento de alguns estabelecimentos; 

Para o prefeito, todas as áreas são prioritárias, porque todas se encontram carentes. Desta forma, sua gestão será voltada para o todo. Ao encerrar sua prestação de contas, expôs sua gratidão à população de Canaã dos Carajás. “Devo ao povo o compromisso de atender a confiança em mim depositada”.

“A atitude do gestor de Canaã dos Carajás é no mínimo plausível e ao que tudo indica, uma reserva moral da política começa a aparecer no município”.

5 comentários em “Prefeito Jeová Andrade presta contas de seus trinta primeiros dias de gestão

  1. MARCOS VINICIUS Responder

    EI PROFESSOR,VC DEVE SER UM DOS COLOCADOS PELO PSICOPATA DO ANUARINHO E SUA QUADRILHA.POIS TODO MUNDO SABE A VERGONHA QUE FOI ESSE CONCURSO,TEM GENTE QUE NEM SABE LER E PASSOU.

  2. Fernanda Vasconcelos Responder

    Só não falou no SAAE. Continua a mesma patifaria. Houve contração sem licitação: Vejam:SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO
    DE CANAÃ DOS CARAJÁS – SAAE
    NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 479797
    AVISOS
    Contrato 045/2012-SAAE: O Serviço Autônomo de Água e
    Esgoto de Canaã dos Carajás torna público que assinou com
    a advogada Josenir da Silva Castro – OAB/PA-15783 contrato
    objetivando a execução dos serviços de consultoria e assessoria
    jurídica e administrativa. O valor do contrato é de R$ 108.000,00
    com vigência de 14/01 à 31/12/2013. O Contrato foi realizado na
    modalidade inexigibilidade de licitação. Canaã dos Carajás/PA,
    18 de janeiro de 2013. Edson Gomes Pereira, Diretor Geral.
    Em se tratando de INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO, foi feito de forma incorreta, basta recorrer a qualquer manual de Direito Administrativo que vc vai ver que o que ocorreu foi um vergonha, como diz o BORIS CASOY!

  3. professor Responder

    É uma vergonha Cancelar o concurso no qual seu processo de elaboração foi acompanhado pelos sindicatos e recomendado pelo ministério Público.
    É uma vergonha querer cancelar um concurso, sem pensar que pessoas que vieram de outras cidades, outros estados e mudaram suas vidas, alugaram casa, deixaram suas famílias para trás, desistiram de fazer ou assumir outros concursos para ficar em Canaã de forma digna! concursado!. É lamentável ver um povo, que luta para vencer de maneira honrada, ter seus direitos ameaçados.
    É um absurdo!!
    Fazer um concurso público agora é sinal de luta: LUTA-SE para PASSAR, LUTA-SE para ser NOMEADO e SE LUTA para PERMANECER NO CARGO!
    cancelar este concurso trará uma série de processos desde o pagamento da taxa de inscrição, passagens, hospedagens… danos morais e materiais.. pessoas mudaram suas vidas e agora são ameaçadas. enfim. tudo isso é mais do mesmo!!

  4. Professora Responder

    O prefeito Valmir deveria fazer uma prestação de contas do governo dele na educação. Eu, como educadora, e outros colegas de profissão que estão há muito tempo atuando na rede municipal estamos todos insatisfeitos. Tenho colegas sem receber e sendo obrigados a lotar ginásio nesses eventos idiotas que a SEMED anda realizando. Cadê o SINTEPP?

Deixe seu comentário