Posicionamento estratégico garante mercado

Continua depois da publicidade

Saber se posicionar na cadeia de suprimentos dos grandes negócios contribui para a competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) no mercado. Essa e outras dicas foram apresentadas por Antônio Batista, gerente de Gestão Estratégica do Sebrae no Pará, na palestra “Como vender para a Grande Empresa”, que aconteceu na quarta-feira (27), em Belém.

A apresentação, que faz parte do Programa Vale-Sebrae para Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas Fornecedoras, contou com uma plateia de aproximadamente 100 empresários. Durante o evento, também foi divulgado um diagnóstico realizado com empresas da região.

“É preciso entender a cadeia produtiva e se posicionar nela. Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Parauapebas e Barcarena lideram o ranking dos municípios com os maiores PIB (Produto Interno Bruto) do estado. Os negócios acontecem nessas localidades”, explicou Antônio Batista.

Batista comentou ainda sobre as oportunidades de negócios na internet. “Hoje, a web lidera a preferência das grandes empresas quando o assunto é a compra de bens e serviços”. A mesma palestra será ministrada em Marabá, nesta quarta-feira (28), e em Parauapebas, na quinta-feira (29).

Depois da palestra, os empresários conheceram o resultado do diagnóstico feito pelo programa Vale-Sebrae. “O estudo foi realizado com base no modelo do diagnóstico da maturidade da gestão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)”, disse o gerente de Indústria do Sebrae no Pará, Marcelo Ribeiro. Foram utilizados oito critérios para identificar os pontos fortes e os fracos dos empreendimentos: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

De posse dos dados, o Sebrae no estado apresentou uma proposta de capacitação aos empresários, com possibilidade de extensão a alguns funcionários das empresas. “O programa Vale-Sebrae vai subsidiar 50% do valor de cursos e consultorias. O empresário pagará apenas R$ 200 por mês, até dezembro de 2012”, explicou Antônio Batista. Ao todo, 38 empresários aderiram ao programa ainda no evento. O empreendedor Clóris Figueiredo entregou, confiante, a ficha de adesão. “É uma ótima oportunidade de aprimorar nossas práticas, de capacitar e crescer”, acredita.

Ontem, 28, foi a fez dos empresários de Marabá participarem da palestra, que aconteceu na  Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM).

Hoje, às 19:00 horas, será a vez dos empresários de Parauapebas. O evento acontece na Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP).