Policiais civis de Parauapebas têm dia de treinamento tático operacional

O instrutor foi o investigador "Rambo", que repassou aos colegas táticas de defesa pessoal e combate urbano, entre outras técnicas modernas

Continua depois da publicidade

Tendo como instrutor o investigador Odorico Almeida, o “Rambo”, policiais da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, de Parauapebas, participaram, no último sábado (29), no Estande de Tiro, de treinamento denominado “Nivelamento Operacional Tático”. O objetivo, de acordo com Rambo, foi nivelar todo o quadro da delegacia no que se refere a táticas e técnicas policiais modernas, defesa pessoal, CQB (sigla em inglês de Close Quarters Battle – Combate em Ambientes Confinados) e cumprimento de mandado de alto risco, entre outras.

Vários ambientes foram montados no local, a fim de simular, com a maior fidelidade possível, a realidade das ruas. Na oportunidade, os policiais praticaram ainda treino de retenção de armas com corpo a corpo e receberam reciclagem em Fundamentos Básicos de Tiro.

“O policial precisa estar preparado a fim de evitar que tenha sua arma tomada pelo bandido. Eles [os participantes] estão com todo o gás e alguns até já se machucaram. Mas, eu prefiro que eles sangrem aqui para não sagrarem na rua”, afirmou Rambo

O investigador-instrutor também repassou aos colegas policiais civis Técnicas de Primeiros Socorros com Aplicação de Torniquete Tático, “um equipamento moderno que todo policial tem de ter e sabe usar, já que 80% das mortes de policiais em combate ocorrem por hemorragia, perda maciça de sangue”. Os policiais participaram ainda de treinamento de Técnicas de Abordagem, Combate Urbano e Tiro sob Baixa Luminosidade com Lanterna Tática.

Para o delegado Gabriel Henrique Alves Costa, titular da 20ª Seccional, o investigador Odorico Almeida é um exemplo, por buscar sempre o aperfeiçoamento, fazendo cursos fora do Estado, sobretudo treinamentos operacionais, já tendo contabilizado 12 deles, o último realizado na indústria de armas Taurus, no Rio Grande do Sul. “Esses treinamentos vão se realizar mensalmente, com a simulação mais próxima possível do real”, anunciou.