Polícia Federal realiza operação em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Marabá

Continua depois da publicidade

Agentes investigam fraudes em empréstimos do Banco do Brasil. Ação acontece na capital Belém e em outras cinco cidades

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Banco do Brasil, deflagrou hoje a Operação Deméter para combater fraudes em empréstimos no Pará. Serão cumpridos oito mandados de prisão temporária e 13 de condução coercitiva, além de 20 mandados de busca e apreensão.

As ações ocorrem nos municípios de Parauapebas, Canaã do Carajás, Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Marabá, além da capital Belém. No total, participam da operação 70 policiais federais.

Após auditoria realizada em processos de concessão de créditos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) da Agência do Banco do Brasil em Parauapebas, foi constatado que, entre 2005 e 2008, pelo menos 403 empréstimos foram liberados e aplicados de forma irregular.

Empréstimos
As irregularidades tiveram como base desde a elaboração dos projetos, incluído os contratos de compra e venda de gado, as prestações de serviços, e o fornecimento de materiais agrícolas em sua grande maioria de caráter meramente fictício, visando à apropriação de dinheiro público com e sem o uso dos chamados “laranjas”.

As investigações constataram a existência de uma verdadeira quadrilha especializada na concessão fraudulenta e apropriação das verbas oriundas do Pronaf na região.

Durante as ações da PF, foi identificada a atuação, na época, de dois servidores públicos, sendo um do Banco do Brasil e outro da Emater que, com auxílio de terceiros e falsos fornecedores de gado, apropriavam-se de verbas públicas federais.

Somente nas 403 operações de créditos tidas com fraudadas pelo trabalho de auditoria bancária, o total desviado perfaz a marca de R$ 8,9 milhões.

Os envolvidos responderão na Justiça Federal pelos crimes de formação de quadrilha e crimes contra o sistema financeiro nacional, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão.

30 comentários em “Polícia Federal realiza operação em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Marabá

  1. WANGLER R. BARROS Responder

    A Polícia Federal e o falso denunciante Banco do Brasil (incompetente equipe do Estado do PARÁ) continuam apanhando nas investigações (até hoje 02.01.2013) que ainda não foram concluídas. Induzidos pelas infundadas acusações elaboradas, inconsistentemente, pelo BB, os agentes da PF deixaram de investigar os verdadeiros desviadores dos créditos PRONAF financiados: os próprios financiados oriundos dos movimentos sociais MST, FETAGRI, FETRAF, MPA e outros, os quais receberam os recursos e os bens financiados, e os comercializaram com outros terceiros (fazendeiros, frigoríficos e outros), deixando de aplicar corretamente os empréstimos concedidos dentro dos normativos internos do BB e do BANCO CENTRAL.
    Os investigadores da PF e o todo poderoso BB optaram por atacar, comodamente, as prezas mais acessíveis: os Funcionários do BB e muitos Fornecedores de bens e serviços, cujos históricos de idoneidade e caráter são inatacados e inquestionáveis.
    Pois seria muito espinhoso e arriscador esses acusadores incompetentes partirem para cima do articuladíssimo publico da Agricultura Familiar, originários dos famigerados movimentos sociais aqui ja citados.
    Estas são as realidades mais puras e verídicas que norteiam o presente caso. O resto são ímpetos de fofocas e sensacionalismos que visam, unicamente, expor pessoas e aparecerem na mídia.

  2. samuel Responder

    Zé gostaria de saber se algum dos que fizeram emprestimo mesmo se tiverem pagando poderam ser candidatos a cargos publicos nas eleições do ano que vem

  3. Nome (obrigatório) Responder

    zé vc precisa da esclarecimento,sobre o gerente Ferreira.quer dizer q outras materias superfola vc da detalhes e agora nesse caso,vc não esclarece nada!!!VC NÂo CONTA DETALHES PQ ELE E SEU AMIGO.!!!Hehehe.

  4. Zulu Responder

    Nossa, já estão citando nomes, não julguem agora, esperem a justiça ser feita para depois fofocarem e estragarem a vida deles Oo

  5. ribeiro Responder

    ESSA PREFEITURA,PARECE MAIS COM UMA GRAFICA,DE NOTAS,CUIDADO EVA LANCHES,COM POLICIA FEDERAL, ELA NAO TEM PARTIDO,MAIS A CULPA DE TODA ESSA ROBALHEIRA É DOS VEREADORES QUE NAO FISCALISAM APLICAÇAO DAS VERBAS PUBLICAS,OU PARTICIPA,NUNCA FALAM NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. nenem Responder

    Zé o Ferreira tem sim envolvimento e as declarações do comentário que v c desconsiderou tem sim haver. Zé amigo precisamos uma amtéria mais detalhada…o Omilton foi para capital, a PF levou, tem que informar isso amigo para nossa população canaense, esse moço tem mais de 7 fazendas, isso só depois que foi vereador. é corrupção amigo, é corrupção!!!

  7. estudante de canaã Responder

    zé gostaria de saber mais informações, como nome dos que foram levados para prestar esclarecimento na PF em Marabá, e quem era o gerente do banco na época.
    tenho suspeita de que dois pedreiros amigos meus de canaã foram enganados e tiveram seus nomes usados como laranja.
    agora eles estão com medo por que sabe que a corda só arrebenta pro lado mais fraco.

  8. Amilton Responder

    Bestas somos nós que as vezes ficamos gastando tempo em querer saber da vida das pessoas,acundo,defamando, desejando o mal etc…. esses ai que foram presos ontem amanhã estão livres com o bolso cheio de dinheiro, e ainda tem, um ditado popular, ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, vc já parou para pensar no maior ladrão que rouba eu e vcs….. Nossos governantes e ninguém faz nada….

  9. Nome (obrigatório) Responder

    Alguém sabe dizer se existe algum político honesto? Se até a Biblía que se diz ser a palavra de Deus afirma que o coração do homem é extremamente corrupto, e todos nós somos seres humanos, não devemos acreditar em promessas ditas em palanques que nunca serão cumpridas. Não devemos ficar defamando o Prefeito Darci, Gerente de Banco que foi preso e outros mais, isso acontece comigo e com vc é só termos a oportunidade que eles tiveram.

  10. jr Responder

    Valter Ferreira é o ex-funcionário do Banco do Brasil, agência de Parauapebas, preso na manhã de hoje por agentes da Polícia Federal (PF) que participaram da “Operação Demetra”, desencadeada na manhã de hoje em algumas cidades do Pará.

    Valter era um dos integrantes da quadrilha que, no período de 2005 a 2008, desviou cerca de R$ 8,9 milhões do Pronaf, programa do governo federal destinado à agricultura familiar.

  11. Nome (obrigatório) Responder

    Demorou….a tempos ouviamos esses boatos que enriqueceram empresários corruptos na região..E olha Zé Dudu para quem precisa de recurso, o pequeno, esses bancos e seus gerentes fazem boquinha!!! tem que prender mesmo!!!

  12. robson cunha do nascimento Responder

    Caro amigo Zé Dudu, sempre fazendo meus comentários sem pedir anonimato, concordo com você quando diz que o Darcí não tem necessidade de fazer empréstimo no BB, ele e alguns dos seus asseclas, com o aval de parte da Câmara de Vereadores, desviam descaradamente recursos direto da fonte, O COFRE PÚBLICO. Estamos no aguardo de providências por parte do Ministério Público, pois em casos de “ROUBO e FURTO” bastam indícios suficientes de autoria para se denunciar os meliantes, e que, convenhamos, já existem em volume suficiente para se deslanchar algumas operações semelhantes a esta realizada pela PF e tão bem publicada aqui por você.

  13. PENTIADINHO Responder

    Ta vendo ai, quando a Polícia quer as coisas acontecem… Existem com certezar uma mega operação sendo preparada para prender Prefeitos e Vereadores, Principalmente de Canaã dos Carajás e Parauapebas. mas pelos calculos será necessario uns 500 APF’s e uns 5 onibus pra dar conta de pegar tantos ladroes do dinheiro publico que existem nessas duas cidades.

  14. Maria Oliveira Responder

    Zé nessa operação a Policia Federal levou detido Omilton Ricardo-PP, vereador de Canaã dos Carajás e ex-presidente da câmara.
    Zé este cidadão segundo denúncia fazia esse esquema aí.
    Veja na íntegra…matéria de um blog da cidade

    Quem recebeu uma visita ‘indesejada’ por volta das 5 horas desta quarta-feira, (09), foi o vereador, Omilton Ricardo-PP (Canaã dos Carajás), pois agentes da Policia Federal estavam escalando os muros de sua residência, antes mesmo do parlamentar ter acordado.

    Seguindo informações preliminares o parlamentar, incluindo o tesoureiro da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, que atende pelo prenome de ‘Fabinho’ estariam envolvidos em um esquema de financiamento ilegal no Banco do Brasil.

    Para variar nosso município estava sem energia, infelizmente não postamos a nota em tempo real, pois precisamente agora, 08h20min agentes da PF estão no interior da residência do parlamentar vasculhando tudo, sendo que a imprensa acompanha tudo do lado externo.

    Por volta das 9 horas agentes da PF, saíram da residência do parlamentar levando computadores e documentos, sendo que conduziu também o vereador, Omilton Ricardo-PP para prestar esclarecimentos adicionais, em face das denuncias.

    Ainda seguindo informações de fonte segura se cogita a prisão de outras pessoas no município, que supostamente estariam envolvidas no esquema.

    Em tempo: Ainda foi detido e conduzido pela PF, o tesoureiro da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, Fabinho e Marcelo Bento, filiado ao PP (Partido Progressista).

Deixe seu comentário

Posts relacionados