Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Capa

Pneus descartados são retirados das ruas de Novo Repartimento

Pneus descartados em área inadequada representam um grave problema para qualquer cidade brasileira. Na cidade de Novo Repartimento, sudeste do Pará, esse problema começa a ter outro fim. Em parceria com uma empresa privada, a prefeitura local criou um ponto de coleta onde os pneus são armazenados e depois transportados para uma indústria de reciclagem. Os pneus descartados por borracharias e empresas especializadas foram depositados no Eco Ponto de Coleta de Pneus Inservíveis, de onde saiu o primeiro carregamento para reciclagem na segunda-feira, 17.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Márcio Bicalho, esse será um trabalho contínuo: “O mais importante de tudo isso, é que, estamos cumprindo com o que determina a Resolução Conama 416/2009, que dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e na sua destinação ambientalmente adequada”.

Bicalho explica ainda que a inciativa tem como objetivo atender as recomendações de higiene, qualidade de vida, saúde pública e ambiental, principalmente na prevenção de doenças, como dengue, zika vírus e chikungunya, devido os pneus contribuírem para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

No total serão dois carregamentos totalizando 1.200 pneus inservíveis. Os pneus estão sendo reciclados através de convênio firmado com a empresa Reciclanip do Estado de São Paulo, que atende todas as fabricantes de pneus no Brasil e prefeituras.

A ação de coleta de pneus inservíveis é coordenada pela Semma em parceira com o Departamento de Vigilância Sanitária/SMSS, a Sancil, empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos, a Igreja Católica, a Serraria Maná Madeiras, os comerciantes e borracharias.

Deixe uma resposta