12ª Parada do Orgulho LGBTI acontece no domingo em Parauapebas

Além do evento emblemático, será dedicada uma semana de programação dentro do tema, período em que deverá provocar a discussão sobre temas alusivos à comunidade LGBTI

Continua depois da publicidade

Por meio de comitê formado pelas entidades ligadas ao segmento por representantes do governo municipal, a Parada do Orgulho LGBTI acontece no dia 23 deste mês. É a 12ª edição do evento que dedicará uma semana para trazer, além do desfile emblemático, programação dentro do tema. Nesse período, serão debatidos temas alusivos de forma que conscientize a população e o município registre um grande avanço em relação às políticas públicas direcionadas a essa parcela da comunidade.

Assim, o comitê de organização do evento, promoverá uma série de eventos no período de uma semana que consistem em conscientizar a população quando à políticas nacionais, estaduais e municipais voltadas ao segmento LGBTI; promovendo assim a visibilidade do púbico e da sociedade civil quanto o segmento em questão, combatendo a homofobia, preconceitos e alertando a população quanto aos perigos hoje existentes em relação às mazelas sociais e falta de conhecimento da sociedade.

Assim a semana dedicada ao tema: “Meu voto é minha voz. E minha voz é por respeito!”, iniciou ontem, 17, com coletiva de imprensa quando foi apresentada a programação.

Nesta terça-feira, 18, haverá mutirão de beleza, de 8h às 14 h, promovendo várias ações para os participantes: corte de cabelo, maquiagem, sobrancelha etc.

Quarta-feira, 19: mutirão social, de 8h às 14 h, com a realização de emissão de identidades, ID jovem e carteira social.

Quinta-feira, 20: Palestra sobre Direitos Humanos e Direitos LGBTs, de 9h às 13 h, com professores da universidade Federal do Tocantins.

Sexta-feira, 21: Mutirão de Saúde, de 8h às 14 h, com a realização de testes de DSTs, consultas médicas, distribuição de Preservativos e panfletos. No mesmo período, haverá no auditório da Semas, oficina da SEJUDH – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, para servidores públicos quanto ao atendimento para população LGBTI.

Sábado, 22: Realização de competições esportivas através dos jogos da diversidade, de 8h às 16 h, na Escola Paulo Fonteles. E as 22h, Noite da Pré-Parada, um evento reservado cheio de entretenimento voltado ao público LGBTI. No mesmo ato, haverá o concurso de Beleza Gay e Top Drag 2018; a entrada será uma lata de leite para ser doada à crianças filhas de mães vivendo com HIV.

E, na tarde do dia 23, com concentração na Praça do Cidadão, no bairro Rio Verde, a Passeata do Orgulho LGBTI seguirá até a Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova, onde ocorrerá programação de palco, com atos políticos, homenagens, show local, apresentações culturais e show nacional com a Banda Cia. do Calipso.

Deixe seu comentário

Posts relacionados