PM monta estrutura para atender policiais e familiares com suspeita da Covid-19

O corporação já tem 97 casos confirmados de Covid-19 entre os policiais, 705 suspeitos, 1.007 afastados preventivamente, 11 óbitos e nenhum recuperado.

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar do Pará divulgou nesta terça-feira, 28 abril, as ações adotadas pela corporação para prestar assistência aos policiais militares e seus dependentes em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Segundo a corporação, o Corpo Militar de Saúde (CMS) montou uma logística para dar suporte e atender os casos suspeitas da Covid-19 em todo o Estado.

Em dados divulgados na segunda-feira, 27, pelo Comando da PM, mostram que há 97 casos confirmados de Covid-19 entre os policiais. Os dados mostram ainda que existem 705 suspeitos, 1.007 afastados preventivamente, 11 óbitos e nenhum recuperado.

Os batalhões com mais casos confirmados estão na capital e região metropolitana de Belém. Sobre as medidas divulgadas ontem, a Polícia Militar informar que o CMS tem mantido uma estrutura de atendimento 24 horas, com médicos e auxiliares consultando cerca de 200 militares e seus dependentes diariamente com suspeita da covid-19.

Os atendimentos ocorrem no Ambulatório Médico Central da PM (AMC) e nas Unidades Sanitárias de Área. O Ambulatório Médico Central também tem realizado a distribuição dos medicamentos Azitromicina e Hidroxicloroquina àqueles militares munidos de prescrição médica.

Segundo a corporação, a distribuição está atrelada ao fornecimento promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) junto à Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

O AMC também tem auxiliado militares e dependentes com as suas ambulâncias que operam em regime de 24 horas no transporte das emergências daqueles que se encontram necessitados.

Parcerias: De acordo com a Polícia Militar, os encaminhamentos dos casos mais complexos estão sendo promovidos com o auxílio e mobilização de uma rede de parceiros, como a Policlínica do Estado, o Hospital de Campanha no Hangar, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado (IASEP), o Fundo de Assistência Social (FAS PM) e o Fundo de Saúde (Funsau).

Essas entidades têm disponibilizado, na medida do possível, consultas, exames de tomografia e outros considerados necessários, bem como internações em hospitais de referência e UTIs.

Testes rápidos: A PM também utiliza a estratégia de testagem rápida dos militares com suspeita da doença, a partir de determinados critérios, a fim de detectar os casos positivos para melhor acompanhamento e cuidados. Além disso, os profissionais do Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (CIAP) realizam acolhimento e orientação do efetivo.

A corporação destaca que agora, no mês de abril, foram adquiridos 72 mil luvas descartáveis, 53.900 máscaras, 350 unidades de sabonete líquido, 6.600 litros de álcool gel e 5.933 litros de álcool líquido 70% para uso da tropa e higienização das viaturas policiais.

Higienização dos quartéis: Por meio de parceria com órgãos estaduais e municipais, a PM está higienizando a estrutura física dos quartéis, na capital e no interior do Estado. Já foram higienizados o Quartel do Comando Geral, Batalhão de Ações com Cães (BAC), 1º e 2º Batalhões e 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, no município de  Tailândia.