Petrobras

Continua depois da publicidade

Há algumas semanas, o ministro Guido Mantega garantia que a emissão de títulos da dívida pública para transferi-los do Tesouro para o BNDES, de maneira a poder aumentar suas condições de financiamento, tinha acabado definitivamente.

No entanto, ontem, o Tesouro transferiu mais R$ 30 bilhões em títulos públicos para o banco. Desta vez, a operação não foi feita com a intenção de aumentar o volume de recursos do BNDES destinado ao financiamento. Foi feita para que o BNDES comprasse ações da Petrobrás para que a União pudesse aumentar sua participação no capital da empresa.

Ou seja, o BNDES tomou recursos por empréstimo do Tesouro para que pudesse com eles comprar ações da Petrobrás. Enquanto isso, ao trabalhador não acionista que tem um saldo no Fundo de Garantia não foi permitido que usasse esses recursos para comprar ações da mesma Petrobrás.

Coluna do Celso Ming – Estadão

[ad code=3 align=center]

2 comentários em “Petrobras

  1. Eldan Nato Responder

    O governo, provavelmente, pensou na possibilidade, mas teve receio de que os recursos do FGTS, controlados pela CEF (financiadores de programas como o Miha Casa Minha Vida) tivessem uma significativa redução, devido à oferta de ações da empresa. Se não é isso, não vejo outra explicação.
    Mas ainda há uma outra questão: a Petrobrás sendo de “todos os brasileiros” assim, com recursos do BNDES, ou seja da nação, mas ações controladas pelo governo é melhor do que o João, a Maria, o José, e a Tereza terem as suas próprias ações e fazerem delas o que bem entenderem (segundo as regras).

  2. Miqueias Responder

    Zé, queria que vc abordasse e pesquisasse a eficácia de um video que circula na net onde Dilma diz que nem Cristo tira essa eleição dela!! Poste o video pois nao consegui baixar

Deixe seu comentário

Posts relacionados