Paysandu termina a primeira fase do Parazão na liderança somando 20 pontos

Última rodada foi realizada neste domingo (3) com oito classificados, dois eliminados e dois rebaixados

Continua depois da publicidade

A bola rolou na tarde deste domingo (3) para a oitava e última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense de 2024. Todos os seis jogos foram realizados às 15h30, conforme o regulamento do estadual, com partidas nos estádios da capital e do interior. A rodada definiu os oito classificados para o mata-mata, os dois eliminados e os dois rebaixados para a Segundinha do Parazão.

Santa Rosa 1 x 0 Tapajós

No Estádio Banpará Baenão, em Belém, as duas equipes entraram em campo em situações diferentes. O Santa Rosa buscando vaga na fase de mata-mata, enquanto que o Tapajós pensando primeiramente em escapar do rebaixamento. Diego Macedo, aos 35 minutos do segundo tempo, garantiu o triunfo do Macaco Prego e rebaixou o Boto da Amazônia para a Segundinha do Parazão. Placar final: Santa Rosa 1 x 0 Tapajós.

Águia 1 x 0 Cametá

Os dois representantes do Pará no Campeonato Brasileiro da Série D se enfrentaram no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá. O Águia abriu o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo, depois que Braga cruzou rasteiro para a chegada de Iury Tanque, que bateu de primeira e fez 1 a 0. Na segunda etapa, ninguém conseguiu alterar o marcador. Placar final: Águia 1 x 0 Cametá.

Caeté 2 x 2 Tuna

No Ninho do Japiim, em Castanhal, a Tuna saiu na frente logo aos oito minutos, quando Jayme recebeu e chutou cruzado. O time cruzmaltino ampliou, depois que a zaga do Caeté entregou nos pés de Leandro Cearense, que mandou rasteiro e marcou, 2 a 0, aos 17 minutos. A equipe de Bragança diminuiu ainda no primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, Solano cabeceou para o fundo do barbante, aos 45 minutos.

O Caeté começou o segundo tempo na pressão e chegou ao empate. Em outra cobrança de escanteio, Alê apareceu no meio da defesa cruzmaltina e cabeceou para o gol, aos cinco minutos. Placar final: Caeté 2 x 2 Tuna.

Bragantino 1 x 0 Remo

No Estádio Diogão, em Bragança, o Bragantino ainda ameaçado contra o rebaixamento, recebeu o Remo já classificado para a segunda fase. As emoções ficaram para o segundo tempo. Gileard fez um carnaval pela esquerda e cruzou, Edicleber dividiu com o goleiro Marcelo Rangel, que falhou e a bola foi parar dentro da meta azulina, aos 15 minutos. Placar final: Bragantino 1 x 0 Remo. O Tubarão se garantiu na segunda fase.

São Francisco 2 x 0 Canaã

No Estádio do Souza, em Belém, as duas equipes lutavam contra o rebaixamento. Após um chute de fora da área, o goleiro Matheus Poletine soltou e o atacante Edgo não perdoou e abriu o placar para o São Francisco, aos 12 minutos do primeiro tempo. Já no segundo tempo, Renan cobrando pênalti marcou o segundo para o time de Santarém, aos 35 minutos. Placar final: São Francisco 2 x 0 Canaã. O resultado rebaixou o Falcão para a Segundinha do Parazão.

Paysandu 3 x 0 Castanhal

No Estádio Banpará Curuzu, em Belém, o Paysandu entrou em campo para manter a liderança da primeira fase e fez dois gols no primeiro tempo. Após uma lambança da zaga do Castanhal, Robinho chutou, o goleiro Xandão rebateu e Jean Dias pegou a sobra para marcar, aos 12 minutos. O artilheiro Nicolas apareceu para deixar a sua marca, depois de um cruzamento da esquerda, o atacante cabeceou firme para o fundo do gol, aos 39 minutos.

Já no segundo tempo, o Papão não tirou o pé e Nicolas voltou a marcar. O atacante recebeu passe na frente e chutou na saída do goleiro Xandão, aos 27 minutos, era o terceiro gol bicolor na Curuzu. Placar final: Paysandu 3 x 0 Castanhal.

Classificados: Paysandu, Tuna, Remo, Caeté, Águia, Santa Rosa, São Francisco e Bragantino

Eliminados: Cametá e Castanhal

Rebaixados: Tapajós e Canaã

Os confrontos da segunda fase (quartas de final) serão ida e volta:

Paysandu x Bragantino

Tuna x São Francisco

Remo x Santa Rosa

Caeté x Águia

Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luís Totti (Ascom Paysandu)