Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Economia

Parceria possibilita plantio de grãos em Goianésia do Pará

Inicialmente serão implantados 1.000 hectares, com produção esperada de 80 mil sacas de soja e milho

A região do Distrito Janari, no município de Goianésia do Pará, servirá como laboratório de um amplo projeto voltado à produção de grãos. Inicialmente está prevista a inserção de 40 famílias envolvidas com a agricultura familiar e investimento orçado em R$ 4 milhões. Uma reunião de apresentação aconteceu nesta semana, no gabinete do prefeito Ribamar Lima, com representes da empresa Agro Safra.

O Distrito de Janari está centrado a aproximadamente 60 quilômetros do meio urbano e tem uma população com cerca de 5 mil moradores, onde a agricultura familiar produz predominantemente mandioca, arroz e feijão, além de manter criação de rebanho suíno e avícola. “Produzimos de tudo um pouco, agora com esse projeto esperamos que nossa região fique mais desenvolvida”, acredita o pequeno agricultor Rodoldo Queiroz.

Para tratar sobre o Projeto Brasil Orgânico, desenvolvido pela empresa privada, o prefeito Ribamar Lima recebeu em seu gabinete os diretores da Agro Safra. Na oportunidade foi apresentado ao gestor o plano de ação com o objetivo de produzir organicamente a safra de grãos, a partir deste ano.

Veja também:  Paragominas é um dos lugares onde fronteira agrícola mais avançou no país

O Janari será a primeira comunidade contemplada com o projeto, considerado piloto por envolver famílias de pequenos e médios agricultores, com a produção de soja e milho orgânico. “Inicialmente serão implantados 1.000 hectares, com produção esperada de 80 mil sacas de soja e milho”, disse um dos diretores.

Para viabilizar a implantação do projeto será firmada uma ampla parceria com o setor público, por meio da Prefeitura de Goianésia do Pará, que envolverá a secretaria de Agricultura, e produtores da agricultura familiar da região e a empresa, que se comprometeu em comprar toda a produção. “Esperamos que o projeto alcance seus objetivos e assim desenvolva socialmente e ambientalmente a região, além da geração de emprego e renda para a região”.Estiveram presentes na reunião, além dos representantes da Empresa Agro Safra, o secretário de Agricultura José Caetano, o diretor de Projetos da Agro Safra, Júnior Silva, e o chefe de gabinete Evaldo Mendes.

Por Antônio Barroso – de Jacundá
(Fotos: Ascom)

Deixe uma resposta