Parceria entre instituto educacional e instituição religiosa traz oportunidade de formação profissional

O termo contempla os seguintes cursos profissionalizantes: pedreiro, com habilidade em construção civil; eletricista predial, pintura predial, soldador e gestão em terceiro setor.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
O plano pedagógico foi apresentado na aula inaugural.

Continua depois da publicidade

Firmado entre o Instituto de Educação, pesquisas, cultura, Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável – Laus Deo e o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), o termo de parceria Educacional tem por objetivo a execução do programa social de qualificação profissional.

A aula inaugural aconteceu neste sábado, 29, na Faculdade Pitágoras, contando com as presenças de representantes das entidades parcerias. De acordo com o presidente do Instituto Laus Deo, Fernando Henrique, trata-se de parceria de gestão social cujo objetivo é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho tanto público quanto privado; e para que se dê andamento dentro da instituição parceira que passará a ter mão de obra qualificada entre seus próprios sócios. “Além dos contemplados com os cursos, ganham as empresas que terão disponibilidade de mais mão de obra qualificada e a economia da cidade que terá mais pessoas em trabalhos que remunerem melhor”, explicou Fernando Henrique.

A coordenadora pedagógica dos cursos, Edenize Saldanha, explicou que, com isso, o instituto está doando mão de obra qualificada para as pessoas da instituição religiosa, cumprindo assim sua cota social. “Isso é de grande importância para os participantes por se tratar de cursos certificados sem nenhum custo, nos quais se qualificarão tornando aptos para o mercado de trabalho”, avalia Edenize, detalhando que cada curso terá duração de 5 meses com um total de 90 horas/aulas, sendo as aulas teóricas ministradas de forma online (EAD), devido a pandemia de Covid – 19; já as aulas práticas serão desenvolvidas no âmbito da instituição religiosa.

A aula inaugural contou com as presenças de representantes das entidades parceiras.

Fazem parte da parceria com o Instituto Laus Deo, dois núcleos da UDV em Parauapebas (Augusto Cangulê e Caminho da Luz) beneficiando 50 sócios, sendo 10 em cada curso.

Conforme explicado pelo presidente do Núcleo Augusto Cangulê, Roberto Bonfim, os cursos foram escolhidos de acordo com a demanda do núcleo da religião em Parauapebas, sendo que as pessoas qualificadas, além de atuar no mercado de trabalho, passarão a ter mais condições técnicas para auxiliar nos trabalhos da instituição religiosa. “Está no estatuto da UDV que seu objetivo é trabalhar pela evolução do ser humano no sentido de seu desenvolvimento espiritual, moral e intelectual. Acreditamos que a ampliação de oportunidades que o ser humano venha ter dentro de uma sociedade contribui para esse desenvolvimento”, resume Roberto Bonfim.

Comunga da mesma opinião o presidente do Núcleo Caminho da Luz, Junior Gurgel, dando por entendimento que a instituição religiosa também necessita cumprir seu papel social contribuindo para a formação profissional para que as pessoas possam viver de forma mais digna e honesta. “Além das necessidades espirituais, vemos ser indispensável a condição de adquirir formas para a manutenção material. E a conhecimento é, sem dúvida, uma luz que clareia esse caminho do bem viver através do trabalho”, completa Junior Gurgel.