Parceria entre Estado, Vale e Prefeitura implantará Usina da Paz em Canaã dos Carajás

As obras iniciam no fim de outubro e o Complexo abrigará projetos nas áreas de esporte, lazer, educação, segurança e assistência social

Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás ganhará uma unidade da Usina da Paz, projeto do Programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), que tem o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social e garantir maior segurança pública e cidadania. O assessor técnico da Secretaria Estadual de Articulação e Cidadania, Thiago da Silva Rocha, esteve nesta quinta-feira, 08, visitando a área no bairro Ouro Preto, onde serão construídos os prédios.

A implantação da Usina da Paz é resultado da parceria entre Governo do Estado, Vale e Prefeitura de Canaã. As obras do Complexo devem iniciar no fim de outubro e abrigará projetos nas área de esporte, educação, lazer, segurança e assistência social. “Nós teremos quadra de futebol, piscina semiolímpica para crianças e adultos, balé, judô e outros esportes que poderão ser praticados aqui”, detalhou o assessor técnico Thiago Rocha, que durante a visita esteve acompanhado da Coordenadora da Agência Canaã, Graça Reis.

Também está prevista a construção do prédio de Assistência Social, que disponibilizará os serviços odontológicos, assistência médica, pré-natal e assistência psicológica. A estrutura também abrigará o Banco Banpará que irá fornecer empréstimos para os microempresários da região.

Segundo o Diretor das Usinas da Paz no Estado, Coronel Marcos Lopes, o projeto tem como pilares: segurança, inclusão, capacitação, empreendedorismo e geração de emprego e renda. “É um grande complexo social que juntamente com a Segurança Pública deverá promover uma mudança significativa nos níveis de violência em Canaã. Teremos ainda espaço para as mulheres, o empreendedorismo, panificação, jardinagem. A ideia é fazer com que a gente gere oportunidade e qualidade de vida em Canaã dos Carajás”, concluiu o Coronel Marcos Lopes.

Por Dayse Gomes