Parauapebas: “viagem” até a FAP vira tormento

Continua depois da publicidade

Você sai de casa pra se divertir indo a um show organizado dentro da FAP, que acontece em área do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas, distante 6 km do centro da cidade. Todavia, o trajeto até chegar à FAP transforma aquela pessoa alegre e satisfeita que só quer se divertir em uma pessoa estressada, irritada, zangada e sei lá mais quantos adjetivos poderiam ser colocados aqui para elucidar a sensação de passar duas horas para se locomover de carro apenas seis quilômetros.

Não poderia deixar de citar os motivos, em minha opinião, de todo esse atraso. Em primeiro lugar a falta de paciência dos condutores aliada à uma ineficácia e omissa fiscalização por parte dos agentes do DMTT. Para quem se mantêm na pista corretamente, como foi o meu caso, a sensação é de que prevalece o velho jargão de que agir de forma errada e desonesta no Brasil é ter a certeza da vantagem. Devido a citada falta de fiscalização, o que se viu ontem no trajeto da FAP foi um total desrespeito com o próximo, carros sendo ultrapassados pela direita, pela esquerda, sei lá… só faltaram passar por cima, na ânsia de logo chegar ou de sair daquela verdadeira muvuca que se tornou o salutar desejo de diversão em uma sexta-feira a noite.

É preciso que para os próximos anos ações sejam tomadas no sentido de coibir esses excessos, é preciso conscientizar os condutores que a pressa, nesse caso, só leva à mais demora, é preciso que se coloque os agentes no trajeto para coibir os que infringem a lei, é preciso que se respeite a ordem sob a pena de ter, durante a festa, pessoas estressadas onde deveria haver somente alegria.  Levar duas horas, porque se faz o correto, para percorrer seis quilômetros, mesmo tempo que uma viagem até Marabá, distante 160 km, é um absurdo que as autoridades terão que resolver sob a pena de não ver mais as famílias nas futuras FAP.

Dá pra resolver? Claro que sim, mas é preciso planejamento, união da PM com o DMTT, estratégias, informar à população os procedimentos, mudar o conceito de fiscalização e conscientizar os condutores fazendo ele se sentir útil no processo e que as mudanças serão eficientes. Vale a pena tentar!

16 comentários em “Parauapebas: “viagem” até a FAP vira tormento

  1. Nome (obrigatório) Responder

    DMTT SUCATA, SÓ SERVE PARA COLOCAR SEUS SOLDADINHOS ESCONDIDOS METENDO A CANETA E MULTANDO TUDO E TODOS POR NADA, AGORA, MULTAR MOTORISTAS DE CAMINHÕES QUE SE SENTEM DONOS DA RUA E PARAM PARA DESCARREGAR EM VIA PÚBLICA ATRAPALHANDO O TRÂNSITO, NADA, OUTRA SITUAÇÃO É O LIXO, CAÇAMBAS, E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO TOMANDO CONTA DOS POUCOS ESPAÇOS QUE TEMOS PARA ESTACIONAR, BOM ACHO QUE JÁ É DEMAIS PARA PESSOAS SEM INTELIGÊNCIA! HÁ QUE DIRÁ SE O DMTT SOUBESSE ESCALONAR HORÁRIOS PARA CARGA E DESCARGA ONDE O TRANSITO É CAÓTICO, POBRES DESPROVIDOS, ENQUANTO ISSO TEREMOS DE CONVIVER COM A MÁFIA DA CANETA E A BURRICE DO TRÂNSITO MAL ORGANIZADO!!!!!!

  2. Ezequiel Responder

    É interessante ver nesses momentos a revolta da população, porém, infelizmente novamente atacam o problema, ou melhor não atacam, apenas escrevem umas linhas, desabafam sem nem nos dar o prazer de saber o autor. Se a sociedade parauapebense realmente estivesse preocupada com as mazelas que todos nós sofremos, veríamos resultados diferente nas urnas, veríamos pressão no legislativo e, no caso específico da FAP uma cobrança aos responsáveis pela (des)organização e aos órgãos públicos diretamente responsáveis por eventos do tipo. É engraçado ver que dentre os mais variados comentários, os cidadãos após pagar ingressos caros e sofrerem nessa “viagem” até a “festa” jogam a culpa no DMTT (leia-se agentes de trânsito), porque para muitos o DMTT se resume aos agentes de trânsito. Ninguém comenta que a Rod. Faruk Salmen se transformou numa “Estrada da Morte”, sem sinalização alguma, sem iluminação, cheia de buracos… Ninguém comenta que a responsabilidade pelo transporte público é a administração municipal e não um punhado de agentes de trânsito, ninguém – nesse momento direciono para a imprensa – procura saber, meu amigo Francesco, porque não adianta um agente de trânsito puxar um bloco de “multa” e “multar” um vanzeiro, simplesmente o DMTT nunca dispôs de um sistema para processar essas autuações e penalizá-los como dita a legislação de transporte municipal. Ninguém cobra do SIPRODUZ e da Pref. Municipal uma estrutura para o evento que se realiza há muitos anos e, não adianta comparar com os tempos anteriores porque a população hoje é enorme, nada comparado com 15 anos atrás. Ninguém procura saber se os agentes de trânsito teriam a mínima estrutura para trabalhar (via com sinalização precária, nem alimentação a Pref. forneceu, sem condição nenhuma de fiscalizar condutores, principalmente os embriagados). Concluindo, mais uma vez preferem atirar pedra no agente de trânsito, causador de todos os males, ao invés de cobrarem a quem de direito, aos verdadeiros responsáveis pelo caos, de apresentarem alternativas sérias e concretas para que se resolva o problema. A maioria dos comentaristas, principalmente os mais exaltados provavelmente estavam esbravejando e tentando ultrapassar os demais veículos, inclusive alguns denotam claramente seu possível estado “etílico” ao contar 50 agentes de trânsito no local, uma vez que não passou de 20 por noite – impossível de dar conta do recado, não é questão de competência, façam as contas: menos de 20 agentes de trânsito, 6km de via congestionada sem iluminação muito menos sinalização…

  3. TERRA DO NUNCA Responder

    Faz tempo que o DMTT não renovou sei la das quantas com DETRAN
    Por isso que eles não são, mas vistos nas ruas, agora so os verdinhos, que estão nas ruas pedindo propina para libera veiculo irregular, eles so não pedem e retem o veiculo quando as IMPRENSA está no local, mas se eles estiverem só, ai meu bolso, outro dia um desses novatos me parou, meu veiculo tava irregular, ai ele me pediu um animal que tem no zoológico e que e bem brabo kkkk, ai disse pra ele que ele poderia levar meu carro, e comecei a pegar no celular e ainda disse pra ele que eu ia filmar ele levando meu carro, quando ele percebeu que eu não ia dar nada eles foram embora e eu fui pra casa , ai peguei um dinheirinho e fui pagar o documento, esses novatos apredem muito rápido, mas um dia eu vou pegar eles no flagra, eles que me aguardem.

  4. Elton Responder

    Kakakakakakakakakaka e de lamentar a situação de nossa cidade realmente eu não sei mesmo para que serve o DMTT talvez seja mais um cabide de empregos, por que tudo que vi nesses comentarios e so reclamação e pior eu concordo com todos eles, os Vanzeiros fazem o que bem intendem com a população desrespeitam estudantes. idosos,etc e nada acontece certa vez quase quebro a cara de um cobrador que não quis aceitar a minha da Carteira de estudante detalhe a minha carteira e da UNES/UBES União Nacional dos Estudantes/ União Brasileira Dos Estudantes Secundaristas. motivo eu não tinha o tal passe escolar fornecido pela Tal UGESPE que não representa nimguem nem estudantes ao não ser eles mesmos. eu dise que iria denumcia – los riram da minha cara foi humilhante resumo sou totalmente contra todos esses vanzeiros e afavor de que sejam retirados e que o transporte passe a ser de onibus. e mais humilhante e que querem almentar a passagem para 2 reais é inacretitavel.

  5. Fulano de Tal Responder

    O DMTT não tem nada com isso!
    A razão de toda essa ingerência chama-se: Marcelo Catalão, o atual diretor da Siproduz, empresa que organiza a FAP. Este rapaz em sua estada a frente da Secretaria de Fazenda do Município, consegui furar o orçamento municipal em 2006, onde este deveria durar um ano para ser gasto ele conseguiu gastar em seis meses, ocasionando um grande problema para pagamento de nós empresários, seus colaboradores e pseudos projetos a ser executados na cidade por falta de dinheiro e por isso o prefeito foi pressionado pela governadora a retirá-lo do cargo, quer dizer: INCOMPETÊNCIA. Incompetência lá e agora à frente do Siproduz onde se tentou organizar a FAP (evento para até 20 mil pessoas) em última hora e que resultou neste carnaval de erros. Nesta lista de erros podemos incluir: falta de estacionamentos, falta de banheiros públicos (parece banheiro de bar em fim de festa), quiosques irregulares que parecem favelas na frente do evento que não pagam nada para estar lá enquanto pagamos R$ 1.700,00 para ficar dentro do “cercado” e outros. Sei com certeza que em nossa cidade temos administradores de alta qualidade e para de ocupar cargos pela força…

  6. liberdade Responder

    DMTT o que isso??? tem isso no peba!!! depois que o boçal do Edson entrou lá o departamento de transito virou uma zona, não que o Falção não seja boçal, o problema e dar cargo em troca de favor politico da nisso ai. chefe do detran era garçon depois poe outro que era chefe da sacramenta do igarapé bahia, vao esperar o que…. o que precisa e empenho tanto da FAP, prefeitura, policia militar, mas esses fazendeiro sao todos desunidos, depois que acaba a FAP eles abandona o local so volta no proximo ano, isso se a vale e prefeitura pratrocinar. o peba ta precisando e de uma bomba atomica com todos politicos juntos.

  7. Anonimato Responder

    Para resolver só mesmo mudando nosso prefeito…me lembro na época da facipa..acho que no mandato do Chico s trocava a entrada por um kg de alimento não perecível…hum e trinta paus o ingresso…o local também era estratégico não havia filas …alguém falou ai em duplicar pista..meu amigo esse prefeito não conseguiu duplicar nem a água…pra duplicar pista tem que ter coragem igual o Chico …que certa vez mandou entupir um lago na onde hoje é a révemar e festa aquela pista onde o asfalto nunca quebra…quero dizer com isso que não basta apenas votar mais temos que ver o histórico o indivíduo…

  8. Nome (obrigatório) Responder

    meu ponto de vista é muito claro Dmtt, condutores de veiculos particulares, vanzeiro, motoqueiros, taxi e pedestre tem suas falhas. Mas o pricipal responsavel é o Prefeito pois ja deveria ter duplicado aquela pista não só para ocasião da Fap e sim para que tenhamos um fluxo menos perigoso. mas com falei ” deveria” eita mais é dificil por aqui.

  9. maria Responder

    Isso é uma máfia!!!!!!!Bandidos tudo se resume em uma só!!E deprimente a nossa situação só aqui que vimos um transporte alternativo de quinta ser o transporte oficial da cidade…..é triste vê o que esses irresponsáveis fazem dentro da nossa cidade,aonde estamos?

  10. Francesco Costa Responder

    Ao sair da FAP na sexta-feira, após o show da Dupla Fernando e Sorocaba, encontrei (no meio do caos) um agente do DMTT falando ao celular, feito um trouxa no meio da pista.
    Toquei no ombro dele e gesticulei como quem diz: “Vamo trabaiá jovem!”
    Ele parece não ter gostado.
    Tenho certeza que poderia ser melhor se houvesse vontade política e as pessoas ao prestar concurso público estivesse ingressando em um labor não apenas por precisar de um emprego, mas sim por gostar da função que ocupará a partir de então.
    Na época do carnaval, 2011, flagrei um vanzeiro cobrando, depois da meia noite, R$ 2 pela passagem.
    Fui até uma viatura do DMTT que estava perto e denunciei.
    Eu sinceramente esperava que eles cantassem pneu e após confirmar o flagrante entrassem com o pedido de cassasão do Alvará do tal vanzeiro.
    Para minha surpresa não fizeram nada, nem mesmo foram ao local que indiquei. Passaram um rádio pra uma tal responsável pela “guarnição deles” e disseram que depois iam “dar uma passada por lá”.
    Fiquei com cara “de tacho” e entendi que a conivência com estes abusos é grande e deve rolar uma conver$a entre eles e os envolvidos no Transporote Coletivo de Parauapebas!

  11. Francisco das Chagas Bentes Responder

    O DMTT que deveria ser um órgão importante na estrutura administrativa do município, mas foi sucateado em virtude de inúmeros fatores: a) diretor advindo de indicação política e sem conhecimento técnico ; b) ausência de treinamento, além de baixos salários, entre outros. Deveria ser transformado em Autarquia para não ter tanta ingerência dos polítcos.

  12. Marcão Responder

    meus amigos isso aqui e o pebas comadado por esso rapaz ai estamos no fim do mundo mesmo, é brincadeira e les acham que estao certos, fazer ok né mano o povo quis assim seja

  13. Clayton Santos Responder

    Ontem tinha fiscalização sim, tunha por volta de 50 agentes do DMTT, só que na portaria da FAP, e estes mesmos 50 sabiam da situação que se encontrava a rodovia e quando cheguei a FAP m motorista foi reclamar da falta de organização e a resposta que eles deram foi que iriam resolver, mas so foi o motorista dar as costas e começaram a debochar do mesmo pra deixar de ser otario e num entrar mais em engarrrafamento como se o motorista fosse o culpado.
    Ou a sociedade reage logo com esta situação que está ocorrendo em nossa cidade ou ficamos a merce de maus funcionarios publicos!!

  14. Nome (obrigatório) Responder

    Amigo, oque é DMTT??? eu sei de uma indústria que tem aqui onde tem muitos verdinhos multando tudo e todos, estão implantando a indústria das multas no Péba, não bastasse os ladrões que comandam esse mundo chamado Péba….pelo amor de Deus alguém faça algo……estou indignado recebi 400,00 em multas que nem faço idéia de que seja….estou pensando em abandonar essa cidade sem Lei…

Deixe seu comentário

Posts relacionados