Parauapebas vai sediar a 1ª Copa Carajás de Futsal com partidas no Ginásio Poliesportivo

Oito equipes estarão brigando pelo título, sendo três times da cidade de Parauapebas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Após uma semana do término do Copão de Futsal, a bola pesada vai voltar a rolar no Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio, em Parauapebas. A cidade vai receber partidas da 1ª Copa Carajás de Futsal, onde equipes de Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Parauapebas, vão duelar na competição inédita da região sudeste do estado. A primeira rodada está marcada para sexta-feira (04), mas seguindo todos os protocolos de segurança e sem a presença de público.

Oito equipes foram confirmadas na disputa da Copa Carajás, e vão brigar pela Taça Paulo José da Silva de Futsal, em homenagem ao ex-presidente da Federação de Futsal do Pará (Fefuspa), que passou 15 anos a frente do futsal do estado e faleceu no dia 30 de março deste ano, vítima da Covid-19. De acordo com Hugo Fernandes, diretor da Fefuspa, a competição que acontece de forma inédita, tem a proposta de revelar os talentos dos times profissionais de futsal da região em busca de destaque nacional. 

“Queremos oferecer mais oportunidade aos atletas da região de Carajás e abrir acesso para garantir a um dos times a vaga para a Copa Ouro de Futsal, que reuni os oito melhores clubes do Estado do Pará, sendo que os sete campeões das copas regionais também entram ao lado do campeão estadual de futsal, além do vencedor se classificar para a Taça Brasil de Clubes, prevista para acontecer em dezembro de 2021”, declarou o diretor da Fefuspa.

A cidade de Parauapebas será representada pelas equipes da Associação Clube Atlético Parauapebas (ACAP), Associação Esportiva Elshaday (AEE) e Parauapebas Futsal Clube (PFC). Já as equipes de Canaã dos Carajás serão representadas pela Associação Social Esportiva Carajás (ASEC), Jerusalém Esporte Clube Eldorado Futsal (JEC), Arara Azul Futebol Clube e a Liga Futsal Canaense (LFC), enquanto o município de Eldorado dos Carajás terá o time Eldorado de Futsal na disputa.

A Copa Carajás será realizada em duas modalidades, no feminino e masculino, onde a disputa será dividida em chaves. Pelo feminino, a divisão ficou com JEC e ASEC, ambas de Canaã dos Carajás na Chave A, enquanto que AEE e ACAP, de Parauapebas, e Eldorado Futsal, de Eldorado dos Carajás, estão na Chave B.Já no masculino, a Chave A está composta por JEC, Arara Azul e LFC, as três equipes de Canaã dos Carajás, e na Chave B estão as equipes do PFC, AEE, ambas de Parauapebas, e  Eldorado Futsal, da cidade de Eldorado dos Carajás.

A primeira rodada da competição estava prevista para acontecer em Eldorado dos Carajás, mas por motivo de saúde pública em relação a pandemia da Covid-19, os organizadores da Copa Carajás acharam mais prudente transferir a estreia para Parauapebas, já que a cidade  oferece melhores condições para receber as competições, garantindo a proteção de todos que  fazem parte da comissão técnica dos times e dos atletas em quadra.

 “É uma honra a Semel apoiar e receber os jogos de estreia aqui em Parauapebas, essa é sem dúvida uma competição de tamanha envergadura, onde grandes times profissionais estarão se apresentando e se Deus quiser o ganhador irá representar a região de Carajás na Taça Ouro, considerada uma das maiores premiações de futsal do Brasil”, declarou Leandro Gambeta, secretário de esporte e lazer.

A competição terá início nesta sexta-feira (04), às 19h30, e vai seguir aos finais de semana com partidas aos sábados (12, 19 e 26), com o jogo de estreia sendo transmitido em tempo real em uma live pela página do facebook através do link semelparauapebasoficial.  

Por Cleidi Rodrigues e Fábio Relvas