Parauapebas será representada no IV Congresso Nordestino de biogeografia

Continua depois da publicidade

O IV Congresso Nordestino de Biogeografia reunirá trabalhos de todo o País no campo da educação ambiental. São artigos produzidos por profissionais da área. Parauapebas estará representada. O ensaio do professor da rede de ensino municipal, o biólogo Ricardo Matos, 35, estará no seleto grupo de artigos a serem apresentados. O evento acontecerá nos dias 12, 13, 14, e 15 de outubro, em João Pessoa, Paraíba.

O professor Ricardo Matos esteve cinco anos – 2006 a 2010 – à frente do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap). Lá o biólogo ajudou a implantar o projeto Jovem Ambientalista, onde pôde trabalhar com alunos da rede pública e desenvolver pesquisa que lhe levou a escrever sua monografia.

Com o tema Jovem Ambientalista: Um Programa de Educação Ambiental para o Ensino Médio no Município de Parauapebas, o trabalho do professor é o fruto do seu convívio com o público escolar e, conseqüentemente, visa a atingir exatamente a classe escolar segundo o autor.

”A raiz do projeto é resgatar aquele estudante do ensino médio que está em risco social, não tem uma perspectiva de vida”, conta Ricardo.

É, em linhas gerais, a proposta de implantar um projeto que busque “fazer a inserção social de alunos pobres de forma a promover a cidadania”, nas palavras de seu autor.

Ricardo Matos aponta aspectos positivos. Segundo dados de sua experiência à frente do Ceap, a inserção de alunos em projetos de educação ambiental refletem em vários aspectos de suas vidas. “O projeto promove a cidadania, todos se transformam em multiplicadores da causa ambiental e cada estudante se transforma num educador ambiental; as relações sociais se modificam e todos têm mudança de comportamento que reflete na vida de todos em vários aspectos, seja na família ou na escola, quando percebemos melhoria até mesmo nas notas”, conclui Ricardo.

Fonte: ASCOM PMP