Parauapebas: Semurb tem novo gestor

Continua depois da publicidade

O prefeito de Parauapebas nomeou ontem (15) o novo secretário municipal de urbanismo. Trata-se de Augusto Marques, de 29 anos. Com indisfarçável ironia, formadores de opinião não se cansaram em deixar claro que o neófito secretário é filho do vereador Zacarias de Assunção Vieira Marques (PP), atual líder do governo na Câmara de Parauapebas. Não houve a preocupação em saber se Augusto é capaz de cumprir as determinações que a pasta lhe cobrará.

_MG_2814

A política hoje está assim. Jogam-se todos os atores em vala comum antes mesmo de saber quem são. A oposição faz o seu papel de rechaçar a indicação de um filho de político para ocupar cargo púbico e a opinião pública segue a fila, já que “bater” no atual governo virou ponto de honra para todos.

Eu, como democrata, direitista convicto e legalista inveterado, tenho opinião formada sobre o nepotismo. Seguindo o que ficou pacificado pelo STF, não vejo problema jurídico algum em se nomear o filho de um vereador para um cargo de confiança, já que o STF, ao analisar o Recurso Extraordinário 579.951, afirmou que a restrição para nomeação de parentes  vale apenas para os cargos de confiança ou comissão. Tal lógica permite, como é o caso, a indicação de parentes para ministérios ou secretarias. Se a justiça autoriza, eu não questiono.

No caso específico da nomeação de Augusto Marques para a secretaria de urbanismo, independente das qualificações do escolhido, acredito que, mais uma vez o prefeito Valmir Mariano foi politicamente mal orientado. Com o índice de popularidade abaixo de dois dígitos e com o governo nas cordas, não era hora de procurar sarna para se coçar, e sim de fazer o simples, o trivial. Mas, como o que está feito, está feito… vamos dar um tempo para o secretário mostrar a que veio.

Enquanto as conveniências – que não nasceram com o atual governo – forem o norte da política, não há o que falar de tal nomeação. Está tudo muito claro e só não vê quem não quer… O governo passa por uma das maiores crises políticas jamais vista e é preciso alinhavar acordos políticos para sair dela. A solução transpassa por negociar secretarias, distribuir entre os partidos aliados os dotes governamentais. A oposição fez isso. Ângela e Massud negociaram com os vereadores de oposição todas os cargos possíveis caso a assumam o lugar de Valmir. Não pensem que os vereadores de oposição teimam em tirar do cargo o atual prefeito só porque acreditam que ele não é bom para Parauapebas. Não, eles querem isso porque não conseguiram emplacar seus interesses, ou queriam mais do que o prefeito podia dar.

Outro dia fui questionado das razões de alguns vereadores ainda apoiarem o governo, de não se incluírem entre os querem seu afastamento. Respondi de forma simples e convicta. Pede à Ângela para renunciar ao cargo que, certamente, a oposição ganhará vários outros adeptos. Assim o fazendo, já que ela acredita que Valmir é ruim para Parauapebas, no caso da Câmara afastar o prefeito quem assumiria seria o presidente do legislativo. Parauapebas estaria livre de Valmir e a oposição feliz.

Sobre nepotismo nesse governo, há processos tramitando, com liminar negada, pedindo o afastamento da secretária de planejamento, que é filha do prefeito. Um processo judicial altamente político. Porque motivos não impetraram ações contra a nomeação da esposa do vereador Maridé para secretária da Mulher, ou, à época, contra a nomeação da filha do ex-vereador Odilon como adjunta da Semas; ou contra outras nomeações oriundas de indicação de vereadores?

5 comentários em “Parauapebas: Semurb tem novo gestor

  1. Futurista Responder

    Se, Se o Zacarias vier a ser Vereador novamente, eleito direto ou assumir como suplente, e porventura estiver na oposição, o que será que ele dirá diante de um fato semelhante?
    Aberrações têm em todo governo, mas o Sr. Valmir ultrapassa todas as lógicas.Vejamos a nomeação de pesoas que nem desfizeram as malas na chegada ao hotel e são nomeados Secretários ou Adjuntos. Isto está acontecedndo toda semana, e acaba de acontecer de novo na Saúde. Prestem atenção,EU DISSE NA SAÚDE! lasca-se os doentes.

  2. THE COACH Responder

    Meu conselho para este jovem inexperiente. O que é ser secretário de urbanismo? Bem, qualquer pessoa pode ser. Mas, quais seriam as competências para que esse profissional executasse suas atribuiçōes de maneira profissional. Nao sei qual a sua formação acadêmica, tao pouco seu no-how mas acredito que ele possa executar seu trabalho. Parauapebas precisa sim de um código de conduta! É uma cidade muito esculhambada, as ruas emburacadas, sem calçadas, cheias de ferro velhos, esgoto a céu aberto, lixo, entulho, ruas mal sinalizadas, oficinas de carros ocupando as vias publicas, cavalos, bois e vacas nas ruas, transporte de pau de araras circulando na cidade sem o minimo controle, donos de lojas ocupam ruas e as calcadas, camelôs que sujam as ruas, ruas com contrucoes que mais parece um curtiço basta seguir a Faruk Salmen logo vemos barracos de ferro velho em todos os lados, barracos de vendas de madeira, etc. enfim a lista é desastrosa, a cidade mais parece uma grande favela, faz vergonha a qualquer turista que chega aqui sai com uma imagem péssima da cidade! E tudo isso poderia sim ser melhorado se houvesse uma administração que se preocupasse com a IMAGEM da cidade, e é exatamente para isso que um Secretário de Urbanismo deveria se sensibilizar! Queimadas sao feitas como se aqui fosse a roça! Um povo mal educado contribuem para manter essa cidade uma verdadeira favela. Os empresários que deveriam dar o exemplo, foram os peōes que aqui ganharam um punhado de dinheiro e se estabilizaram por aqui e que desfilam com suas Hilux pela cidade e sequer respeitam o transito, é uma cidade sem uma identidade cultural, uma cidade de peão. Por fim, Caro Secretário o senhor tem uma grande missão! Espero que sua visão seja macro, acredito que voce tenha visitado muitas cidades fora do Pará, ou mesmo ter visitado a europa para se inspirar no que é realmente uma cidade modelo. Boa sorte!

  3. Rildo Responder

    Nem tudo o que é legal é moral, tantos profissionais experientes e independentes de politica poderiam ser contratados com o propósito de fazer um trabalho voltado para a cidade; Esse garoto é o retrato da fragilidade do prefeito que está refém de barganhas com vereadores inescrupulosos.
    Trocam-se os personagens mas continuam as negociatas, péssimo cartão de visitas desse tal de Zacarias, que ao meu ver já entra fazendo mais papel de trapalhão que de politico sério.

  4. Anônimo Responder

    Caro Blogueiro, quem conhece já sabe. Seu texto tendencioso em defesa do Neófito. O interesse do Pai é apenas dinheiro, o o jovem rapaz não tem conhecimento para comandar a pasta. O próprio vereador vai usar a secretaria para se beneficiar e você sabe bem disso.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: