Parauapebas: Semsa inicia atendimento móvel de saúde às mulheres

A ação faz parte do programa “Prefeitura com a Comunidade”. O atendimento é feito através da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que vai percorrer os bairros da cidade e comunidades da zona rural, com ações de saúde
Unidade Móvel vai realizar ações de saúde às mulheres na zona urbana e rural de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) iniciou as ações do projeto de atendimento itinerante às mulheres, através da Unidade Móvel Saúde da Mulher. O veículo, que foi entregue esta semana, vai percorrer os bairros da cidade e comunidades da zona rural realizando ações de saúde, como exames preventivos.

A ação faz parte do programa “Prefeitura com a Comunidade”. A carreta é um consultório móvel, contando com estrutura para consulta ginecológica; atendimento de enfermagem; exames de ultrassonografia; coleta de PCCU/colposcopia; inserção de DIU; eletrocardiograma; exames laboratoriais; vacinação; e referências para consultas e exames especializados.

As ações itinerantes serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “A Carreta irá percorrer o território municipal, zona urbana e rural, com um cronograma em localidades que serão assistidas, permanecendo de segunda a sexta-feira em cada local, e com retorno programado para 30 dias”, explica o diretor da Média e Alta Complexidade da Semsa, Ronaldo Ribeiro.

A primeira ação foi realizada no Bairro Nova Carajás

A primeira ação foi realizada durante a inauguração da Praça Maria Luiza Saldanha, no Bairro Nova Carajás, nesta quarta-feira (10). No local foram atendidas 105 mulheres.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços, por isso, a unidade chegou para ampliar a oferta de consultas e exames às mulheres. “Com a Unidade Móvel, nós esperamos diminuir essa distorção prestando um grande serviço à saúde da mulher. Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a paciente seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”, ressalta o secretário.

O prefeito Darci Lermen pontua que há muito a ser feito, mas que este é um dos passos visando reduzir as demandas existentes no atendimento à saúde da mulher. “Estamos dando continuidade a um conjunto de ações em nosso município. Ainda há muito se desenvolver, mas este é um avanço notável que vai percorrer os diversos bairros que compõem o município, tanto na zona urbana quanto na zona rural da nossa cidade”, frisou o prefeito.

Tina DeBord