Parauapebas: Semsa inicia atendimento móvel de saúde às mulheres

A ação faz parte do programa “Prefeitura com a Comunidade”. O atendimento é feito através da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que vai percorrer os bairros da cidade e comunidades da zona rural, com ações de saúde
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Unidade Móvel vai realizar ações de saúde às mulheres na zona urbana e rural de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) iniciou as ações do projeto de atendimento itinerante às mulheres, através da Unidade Móvel Saúde da Mulher. O veículo, que foi entregue esta semana, vai percorrer os bairros da cidade e comunidades da zona rural realizando ações de saúde, como exames preventivos.

A ação faz parte do programa “Prefeitura com a Comunidade”. A carreta é um consultório móvel, contando com estrutura para consulta ginecológica; atendimento de enfermagem; exames de ultrassonografia; coleta de PCCU/colposcopia; inserção de DIU; eletrocardiograma; exames laboratoriais; vacinação; e referências para consultas e exames especializados.

As ações itinerantes serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “A Carreta irá percorrer o território municipal, zona urbana e rural, com um cronograma em localidades que serão assistidas, permanecendo de segunda a sexta-feira em cada local, e com retorno programado para 30 dias”, explica o diretor da Média e Alta Complexidade da Semsa, Ronaldo Ribeiro.

A primeira ação foi realizada no Bairro Nova Carajás

A primeira ação foi realizada durante a inauguração da Praça Maria Luiza Saldanha, no Bairro Nova Carajás, nesta quarta-feira (10). No local foram atendidas 105 mulheres.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços, por isso, a unidade chegou para ampliar a oferta de consultas e exames às mulheres. “Com a Unidade Móvel, nós esperamos diminuir essa distorção prestando um grande serviço à saúde da mulher. Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a paciente seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”, ressalta o secretário.

O prefeito Darci Lermen pontua que há muito a ser feito, mas que este é um dos passos visando reduzir as demandas existentes no atendimento à saúde da mulher. “Estamos dando continuidade a um conjunto de ações em nosso município. Ainda há muito se desenvolver, mas este é um avanço notável que vai percorrer os diversos bairros que compõem o município, tanto na zona urbana quanto na zona rural da nossa cidade”, frisou o prefeito.

Tina DeBord