Parauapebas: prefeito esclarece posicionamento do governo a moradores da ocupação Nova Vitória

Continua depois da publicidade

imageCom relação à interdição de um trecho da Estrada Faruk Salmen, na manhã desta quinta-feira (13), por ocupantes de uma área denominada Nova Vitória, localizada às margens da referida estrada, a Prefeitura de Parauapebas faz o seguinte esclarecimento:

O prefeito Valmir Mariano recebeu por volta de 11 horas de ontem (13) uma comissão de moradores representante daquela comunidade. Ao prefeito, a comissão informou que a comunidade construiu uma escola com três salas de aula na localidade e exigiu que o município colocasse no espaço professores para ministrar aulas para alunos do 1º e 2º ciclos; disponibilizasse transporte escolar para os estudantes; pavimentasse as ruas da localidade; e doasse um transformador de energia elétrica para captar água de um poço artesiano construído pelo Saaep.

Após ouvir a pauta de reivindicação, o prefeito Valmir Mariano, que estava acompanhado do chefe de gabinete José de Fátima Rodrigues, da ouvidora Neuracy Pereira Braga e do assessor de comunicação Walmor Costa, foi enfático em informar que o município não pode legalmente fazer nenhuma benfeitoria na ocupação, em virtude de a área ainda pertencer à União e ser também considerada área de risco para moradia.

O gestor municipal ratificou que a prefeitura está preocupada com a segurança daquelas famílias, lembrando que em outra reunião, há cerca de seis meses, deu essa informação aos representantes daquela comunidade e ordenou que a prefeitura fizesse levantamento por meio de cadastro das famílias que ocupam a área, para ingressá-las nos programas de habitação, mas os moradores não deixaram os servidores fazerem o cadastramento.

Na reunião desta quinta-feira, o prefeito reforçou a necessidade de se fazer o cadastramento das famílias, pois assim o governo municipal vai poder ter condições para assentar os ocupantes em área segura e poder fazer eventuais indenizações de benfeitorias.

Os representantes saíram do gabinete do prefeito informando que iriam passar os encaminhamentos tratados na reunião para as demais famílias que ocupam a área.

3 comentários em “Parauapebas: prefeito esclarece posicionamento do governo a moradores da ocupação Nova Vitória

  1. Anônimo Responder

    fica então a pergunta? até quando vão empurrar com a barriga as pessoas que não tem nada a ver com isso e estão lá dentro no meio do fogo cruzado, alguém pode nos responder?

  2. Anonimo Responder

    Moro la a mais de um ano, sei que a área é de risco, mais o presidente da associação não quer que ninguém faça o cadastro da prefeitura. Acho que por algum motivo ele deve está querendo alugar essa escola pra prefeitura e ganhar fundos pra si próprio.
    Acho que deveria é tirar esse povo dali pois as condições de vida lá são muito precárias e não ha nenhum saneamento básico. A água é de nascente ou poço, e as foçãs e privadas são todas a céu aberto pois o povo la é porco. Sem contar que a maioria dos invasores são moradores de Palmares I e só aparece lá pra pagar um cadastramento na associação e dizer que tem lote. Sem contar que tem pessoas que tem mais 2 ou 3 lotes e ficam esperando valorizar pra poder vender. Outros vivem vendendo e trocando por motos. Uma falta de respeito pra quem comprou na época da APP.

  3. marcelino Responder

    Essa área tem história pra contar. Tudo começou com uma associação denominada APPP(associação pró-moradia popular de paraupebas). Que comprou da então proprietária da área Dona Veronica por preço de banana prometendo que seria vendida a preços populares para familias de baixa renda. Mas a diretoria da associação começou a crescer os olhos e vender lotes pra classe não baixa, descia aos kilos funcionários VALE do Núcleo Urbano para comprar lotes nessa associação que recebeu bastante dinheiro e não fez nenhuma infraestrutura na área. Depois de muito confusão a área acabou sendo invadida. A Diretoria vivia se degladiando deu até policia, mas quem realmente se deu bem foi a Senhora presidente da associação que teve que gastar todo o dinheiro roubado para limpar sua ficha.

Deixe seu comentário

Posts relacionados