Parauapebas: Maçonaria inaugura monumento na entrada da cidade neste sábado (11)

Tradicional símbolo da instituição já está disponível para visitação no cruzamento das rodovias PA-160 e PA-275
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Quem passar pelo cruzamento da PA-160 com a PA-275 poderá ver um monumento que entrelaça um compasso e um esquadro. Um símbolo maçônico, a escultura de três metros de altura será inaugurada neste sábado (11), mas já está disponível para visitação.

A Maçonaria como instituição fraternal é um sistema filosófico e espiritual, com a finalidade de buscar a igualdade e a solidariedade entre os povos sem fazer distinção de raça, religião, ideais políticos ou posição social. Ela reúne homens de variadas formações culturais, sociais e morais, visando desempenhar o seu papel na sociedade com pureza, lisura, dignidade e honestidade.

A instituição cumpriu um papel decisivo em grandes mudanças de rumo históricas na sociedade brasileira, como a declaração da independência, o fim do sistema escravagista e a proclamação da República; podendo ainda, no momento atual, contribuir para que o próximo processo eleitoral não seja dominado pela cultura do ódio.

Historicamente, a Maçonaria tem sua origem na Europa, durante o período medieval, nos séculos XII e XIII. A chamada “loja” maçônica, o local dos encontros da instituição, deriva de outros idiomas – como o inglês, lodge, e o francês, loge –, designando uma espécie de alojamento para trabalhadores. 

O historiador Alexandre Karsburg explica que elas surgiram como uma corporação de ofício, composta por pedreiros (maçons, em francês), arquitetos e engenheiros, que detinham conhecimentos sobre construção. “As técnicas eram transmitidas sempre de geração para geração, não de pai para filho, e eles poderiam escolher uma pessoa que aprenderia como construir os grandes prédios”, completa. Daí a presença dos famosos esquadro e compasso, símbolos da Arquitetura, na Maçonaria.

Os objetos, que formam o novo monumento, significam a materialidade e a espiritualidade, representando a retidão do homem, seu aperfeiçoamento e a prevalência do espírito sobre a matéria. Unidos, esquadro e compasso ilustram a associação indispensável e fundamental entre o mundo espiritual e o mundo material.

Uma das principais características da maçonaria é a busca pela perfeição, tendo como instrumentos seus valores éticos, o equilíbrio e a vida correta, a medida de um ser justo e o símbolo de Deus, com seu olho onisciente.

O monumento simbólico da Maçonaria no ponto estratégico da cidade foi instalado pela loja Lealdade e Justiça n°61, de Parauapebas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados